Metso Outotec desenvolve sistemas móveis até 30% mais leves que facilitam o seu transporte

Tecnologia desenvolvida no Brasil é aplicável em peneiras, britadores e outros equipamentos, reduzindo custos de mobilização e ampliando a disponibilidade operacional

Por Conexão Mineral 18/02/2021 - 17:20 hs
Foto: Metso Outotec
Metso Outotec desenvolve sistemas móveis até 30% mais leves que facilitam o seu transporte
Tecnologia é transportável por caminhões-prancha tradicionais

A Metso Outotec desenvolveu no Brasil uma nova tecnologia para a mobilização e desmobilização de equipamentos. Agora, estruturas de peneiras, britadores e outros equipamentos podem ser transportados por carretas-prancha, adequando-se melhor às legislações de trânsito, reduzindo o peso da estrutura metálica e reduzindo custos com deslocamento e estruturas do chassi.

“A equipe de vendas nos trouxe o desafio de desenvolver um equipamento de classificação de minério sem rodas, como normalmente eram compostas as estruturas móveis. A intenção era desenvolver um sistema no qual o conjunto ficasse sobre patolas e permitisse a entrada e saída das pranchas de carretas”, diz Jamelson Tessutti, engenheiro de projetos da Metso Outotec.

A engenharia da fabricante utilizou o seu conhecimento nos conjuntos móveis NW, que são estruturas metálicas transportadas sobre pneus. Os chassis NW são reforçados para suportar os esforços de transporte, além de necessitarem de investimentos altos em homologação de freios e outros componentes. “Constatamos que muitos desses equipamentos ficam meses ou até anos parados, o que torna esse investimento injustificável”, pontua Everson Cremonese, diretor de vendas de agregados da Metso Outotec.

Outro sistema da empresa para facilitar a montagem em campo são os conjuntos semimóveis, montados sobre estrutura metálica para evitar os custos com fundações. “Porém, sempre que se transportam esses conjuntos é necessário a adoção de guindastes, o que também aumenta o custo de mobilização e desmobilização”, completa.

A solução foi unir as duas tecnologias anteriores para a criação de um sistema transportável. Ele consiste em um conjunto patolado, cuja elevação ocorre por quatro cilindros, abrindo espaço para a entrada e saída da prancha do caminhão. “A prancha pode ser a mesma utilizada pelos clientes no transporte de tratores, carregadeiras, escavadeiras, etc.. Isto facilita imensamente as operações de transporte e montagem em campo”, explica Cremonese.


A primeira unidade do sistema transportável foi desenvolvida para uma peneira Metso Outotec modelo 4015. O equipamento atente a separação de material de remineralização, em uma mineradora que resolveu otimizar o passivo criando um novo produto para utilização na agricultura. “Neste caso específico, a peneira ficou cerca de 20% mais leve comparada a um chassi sobre rodas”, salienta o diretor de vendas.

Cremonese detalha que nem sempre a redução de peso será na mesma proporção, mas nos testes realizados pela fabricante houve variação entre 15% e 30% de redução, de acordo com o equipamento testado. “A tecnologia pode ser aplicada em peneiras, britadores e outros equipamentos, sendo que vários deles estão em fase avançada de negociação com clientes”, conclui.

Fotos: Metso Outotec



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