North Star, especializada no refino de metais preciosos, terá capacidade inicial de 24 t de minério por ano

Obras em Belém (PA) devem ser concluídas em dezembro de 2021, com um investimento total de US$ 10 milhões

Por Conexão Mineral 12/02/2021 - 10:18 hs
Foto: North Star
North Star, especializada no refino de metais preciosos, terá capacidade inicial de 24 t de minério por ano
Assinatura do protocolo de intenções para a instalação da refinaria North Star em Belém (PA)

A North Star Refino S.A., especializada no refino de metais preciosos, o Governo do Pará e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) assinaram em 04/02 um Protocolo de Intenções para oficializar a construção da primeira refinaria com tecnologia de ponta e experiência internacional desse tipo no Pará, transformando o Estado em um polo verticalizado do processo. O intuito foi unir mineradoras, governo e indústria para criar um ambiente favorável, econômico, juridicamente estável e propício para agregar valor à produção mineral. 

A unidade industrial será localizada na capital, Belém, e as obras devem ser concluídas em dezembro de 2021, com um investimento total de US$ 10 milhões. Sua capacidade inicial será de 24 toneladas por ano, o equivalente a um quarto da produção de ouro nacional, podendo atingir até 48 toneladas/ano, mais da metade da produtividade brasileira. 

O governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a importância do empreendimento. "Certamente, viramos a página de sermos apenas um Estado que extrai o ouro e exporta para o mercado nacional e estamos caminhando para o novo status com a instalação da maior refinaria do metal do país. Sabemos que o Pará tem a maior produção de ouro da federação, estando entre os maiores do planeta, e esse passo estratégico contribuirá para que esse ativo mineral traga geração de emprego, renda e organização da cadeia econômica". 

Mauricio Gaioti, presidente da North Star reforçou, durante a solenidade, a potência mineral do Estado e os benefícios do empreendimento. "Reconhecemos o forte potencial mineral paraense, podendo liderar a produção de metais no Brasil nos próximos anos e deixando de ser, em muito breve, um exportador do minério bruto, para se tornar um produtor verticalizado de ouro e outros metais preciosos. A instalação culminará no aumento da exportação do produto final, formando um cenário propício para a entrada de novas indústrias minerais, dada a facilidade logística e custos competitivos, gerando ainda mais emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico". 

A North Star foi fundada em 2017 por empresa brasileira, em sociedade com uma belga e uma emiradense. Com capital proveniente desta sociedade, assinou o Protocolo de Intenções com o Governo do Estado do Pará em 2018 para este projeto, que virá a ser pioneiro em refino de metais preciosos no local. 

Outras lideranças e mineradoras também estiveram na cerimônia: Carlos Augusto de Paiva Ledo, secretário da Sedeme, e as empresas Belo Sun, Brazauro Recursos Minerais S.A., BRI Mineração Ltda., Gana Gold Mineração S.A e Serabi Mineração S.A., que, conforme minuta do Protocolo de Intenções, devem priorizar o destino dos metais à North Star. "A união cria um ambiente econômico mais favorável para o setor mineral do Estado, além de facilitar o escoamento da produção e ajudar outras empresas do setor a terem seus minérios prontos para exportação", destaca Mauricio. 

O Governo do Estado do Pará se prontificou, por meio deste acordo, a criar condições fiscais e burocráticas favoráveis para viabilizar o processo industrial no Estado, promovendo um ambiente propício para as atividades de mineração, com preços competitivos e maior atração de investimentos para a região. Em contrapartida, a North Star priorizará a contratação de mão de obra local, estruturando programas de capacitação e treinamentos específicos para os empregados diretos e terceiros. Além disso, a refinaria dará preferência à compra e/ou aquisição de bens e serviços locais, buscando instituir um programa de desenvolvimento de fornecedores na área de abrangência dos projetos, em especial nos municípios e comunidades próximas. 

Produção certificada com padrão internacional

De acordo com o presidente da North Star, transparência e segurança serão os carros-chefe na atuação da refinaria, que contará com tecnologia de ponta para o refino de minério e os mais altos padrões internacionais de segurança. " O nosso compromisso será oferecer um serviço de qualidade técnica e confiabilidade extrema, incluindo demonstração prévia de resultado, em uma operação segura e produção certificada para atender o padrão internacional. Isso porque acreditamos na capacidade brasileira para ir além e oferecer uma produção verticalizada, com qualidade e custos competitivos, para que não seja necessário procurar fora o que podemos ter aqui". 

Operação em dezembro

Localizada em Belém (PA), a North Star Refino S.A. é especializada no refino de metais preciosos e deve implantar, em dezembro de 2021, a primeira indústria com tecnologia de ponta para beneficiamento deste tipo de minério no Estado, tendo o ouro como carro-chefe. A capacidade inicial será de 24 toneladas de minério ao ano, podendo chegar a 48 toneladas anuais, o que corresponde a mais de 50% da produção nacional de ouro. A expectativa da North Star Refino S.A. é se tornar uma das maiores indústrias refinadoras do país, tornando a produção verticalizada e agregando ainda mais valor ao produto nacional. 

Mauricio Gaioti, presidente da North Star 

Foto: North Star