Atlantic Nickel realiza o primeiro embarque de concentrado de níquel do ano

Navio com quase 20 mil toneladas zarpou do Porto de Ilhéus (BA) tendo a China como destino

Por Conexão Mineral 05/02/2021 - 10:08 hs
Foto: Atlantic Nickel
Atlantic Nickel realiza o primeiro embarque de concentrado de níquel do ano
Navio com quase 10 mil t de concentrado de níquel segue para o Porto de Xingang, na China

A Atlantic Nickel, única empresa no Brasil produtora de níquel sulfetado, matéria-prima fundamental na fabricação de baterias para carros elétricos, realizou o primeiro embarque de 2021 para exportação de sua produção pelo Porto de Ilhéus, região sul da Bahia.  O navio com o primeiro carregamento de 2021 partiu transportando quase 10 mil toneladas de concentrado de níquel em direção ao Porto de Xingang, na China.  

Após alcançar a marca de 67,7 mil toneladas de concentrado de níquel direcionadas ao mercado internacional em 2020, a empresa inicia o ano cumprindo os cronogramas e metas de produção para atender à crescente demanda do mercado mundial da eletrificação.   

Controlada pelo grupo Appian Capital Brazil e única empresa produtora de níquel sulfetado no país, a Atlantic Nickel completou, no dia 15 de outubro de 2020, um ano de operação em Itagibá, interior da Bahia, onde vem atuando na extração do minério fundamental para a fabricação de baterias de veículos elétricos. São mais de 1.700 empregos diretos gerados pelo negócio e R$ 151 milhões injetados em compras e contratos com fornecedores da Bahia de 2018 a 2020. 

A projeção da companhia é dobrar a capacidade produtiva, com o início da operação subterrânea na Mina Santa Rita, prevista para 2028, o que vai elevar o tempo de vida útil da mina de oito para 34 anos (8 anos de mina a céu aberto + 26 anos de mina subterrânea). De acordo com a Avaliação Econômica Preliminar, cerca de US$ 355 milhões devem ser investidos nos primeiros cinco anos desta nova fase.   

A Atlantic Nickel recentemente descobriu um novo depósito com potencial significativo de recursos de níquel a apenas 26km de distância, e no mesmo cinturão geológico, de onde já funciona a Mina Santa Rita. A proximidade desta nova área com a infraestrutura em operação, somada à viabilidade de integração logística, apontam para o sucesso dos estudos de expansão, segundo informações da mineradora.