Mineradora recorre à locação de motobombas para esgotamento emergencial de cava

O sistema de bombeamento fornecido consistia em quatro estações operando em série, cada uma com três bombas ITU 10x8S17 em paralelo

Por Conexão Mineral 29/01/2021 - 16:10 hs
Foto: Itubombas
Mineradora recorre à locação de motobombas para esgotamento emergencial de cava
Locação dos equipamentos foi a melhor opção para evitar a paralisação das atividades

Em janeiro, uma mineradora localizada no interior de Minas Gerais se deparou com um grande desafio: a fim de evitar a parada de toda a sua operação, a empresa  precisaria realizar um bombeamento emergencial de uma cava para outra. Para que o trabalho fosse concluído com sucesso, o sistema de bombeamento deveria atingir dois mil m3/h, com uma altura manométrica de 300 mca, em um local de difícil acesso e sem energia elétrica – características que tornavam o fornecimento ainda mais crítico e desafiador. 

A solução encontrada pela mineradora para contornar o problema foi contratar os serviços da Itubombas, empresa do grupo Atlas Copco, que forneceu bombas auto-escorvantes com motor à combustão para auxiliar na missão.

O sistema de bombeamento fornecido consistia em quatro estações operando em série, em uma tubulação de recalque com 7km de comprimento, a fim de atingir a vazão e altura manométrica necessárias para a realização do esgotamento. Cada estação de bombeamento foi montada com três bombas ITU 10x8S17 em paralelo, com objetivo de aumentar a vazão e manter a pressão do sistema. 

As soluções utilizadas reuniram bombas móveis com sistema de escorva automática a vácuo, cabine de proteção acústica e motor a combustão com sistema eletrônico. Levando em consideração que o sistema de bombeamento era crucial para o pleno funcionamento da mina e que a fabricação de bombas poderia demorar cerca de 180 dias, a decisão pela locação dos equipamentos se apresentou como uma opção ideal para evitar que a mineradora interrompesse suas operações.  

Além das motobombas e da locação de acessórios que acompanham os sistemas de bombeamento, a Itubombas também ofereceu todo o suporte de engenharia, visita técnica e dimensionamento de projeto para atender às necessidades do cliente.