Os primeiros passos para automatizar a operação da mina usando Internet das coisas (IoT)

Grandes mineradoras usam sistemas de controle de mina ou de gestão de frotas, mas em operações de pequeno e médio porte isto ainda não é comum

Por Conexão Mineral 05/12/2016 - 17:14 hs
Foto: Sodep

Por Sylvio Riccó*

Gerenciar uma mina de forma eficaz é uma tarefa complexa e é raro uma operação de pequeno ou médio porte que tenha automatizado a captura de dados de produção e desempenho da frota dos equipamentos móveis. Isso significa, trabalhar todos os dias com informação atrasada e pouco confiáveis, além das dificuldades em encontrar espaços para melhoria da produtividade, tais como: altos níveis de horas improdutivas e custos de manutenção indevidos.

Este cenário está mudando via Internet das coisas e uma tecnologia recente desenvolvida pela Sodep, a qual inova em forma e conteúdo. Neste momento, casos de sucesso em diferentes empresas (Magnesita, Votorantim e LafargeHolcim) estão acontecendo no Brasil graças ao novo Sistema de controle de mina chamado Minetrack.

Em geral, os projetos de mineração utilizam ferramentas tecnológicas em várias fases (geologia, planejamento, etc.) e, em seguida, a empresa utiliza sistema corporativo (ERP- Enterprise Resource Planning) para o controle principal, relatórios e KPIs (indicadores de desempenho). Há um “gap” entre estas atividades e os dados de produção da mineração, o qual é feito de forma manual via anotações, usando papel e caneta para preencher formulários de produção ou parte diária.

As grandes mineradoras usam o sistema de controle de mina ou sistema de gestão de frotas (FMS) para resolver este problema, mas em operações de mineração de pequeno e médio porte isto não é comum e as razões são velhos hábitos ou valores culturais, como: esse tipo de controle automático é caro, só vale a pena em grandes operações de mineração ou o contratante é responsável pela frota, etc.

O Minetrack da Sodep está alinhado com a realidade atual do mercado de mineração e propõe uma revisão dos velhos paradigmas, tornando acessível a todas as operações de mineração adotarem sistema de controle operação de mina ou sistema de despacho, como é mais frequentemente conhecido.

Uma das diferenças é a forma como é oferecido via locação ou SaaS (Software como serviço), ou seja, a solução completa (hardware, software, comunicação, treinamento, implementação e atualização) são fornecidos para a operação da mina, sem a necessidade de Capex, o Cliente será responsável apenas pelo pagamento de uma taxa mensal.

As melhorias imediatas com este inovador sistema de controle de mina para as operações de mineração de pequeno e médio porte, são: Eliminar registo diário manual e digitação; Monitorar o equipamento através do mapa mina; Obter relatórios via web em tempo real; Auditar toda movimentação de minério e esteril.

Com o Minetrack, a aquisição de dados confiaveis da produção na mina é automática e você pode ter todos os relatórios gerados em tempo real. Os dados de produção confiáveis e as repsctivas ações de correção levam uma maior produtividade por meio da otimização de todos os recursos (pessoal e equipamentos), tais como controle de velocidade, monitoramento de minério (origens e destinos), das filas no carregamento ou britador, horas produtivas e improdutivas, etc. Tudo isto, pode gerar redução de custos operacionais. Exemplos:

1- Fazer o check list dos itens de segurança dos equipamentos no início dos turnos de operação;

2- Analisar os dados da calibração dos pneus dos veículos, pode resultar em melhor performance de todos os equipamentos, evitando acidentes e reduzindo os custos com pneus e combustível;

3- O supervisor de mina pode monitorar em tempo real os KPIs usando um aplicativo específico em qualquer parte da mina para identificar e manter as metas de produção, evitando  ou eliminando horas extras;

4- Em pequenas minas com poucos equipamentos e onde o fluxo não muda constantemente, não há necessidade de uma sala de controle, ou seja, sem custos para alocar pessoas o tempo todo apenas para esta atividade (mais uma quebra de paradigma no sistema de controle de mina);

5- O impacto com a informação gerada pelo sistema pode atingir a necessidade de optimizar outras actividades ou processos, como britagem, detonação, etc;

Com a informação confiável, as tomadas de decisão pelos gestores serão mais assertivas, afinal trata-se de ambiente muito dinâmico, já que o cenário muda constantemente por causa dos avanços frequentes na operação da mina. 

Muitas oportunidades de ganhos podem ser identificadas com maior controle dos equipamentos móveis na mina, tais como: Redução dos atrasos operacionais; Tempo gasto nas filas; Redução das horas não produtivas;O tempo gasto para troca de turno.

Isso tudo pode ser realizado graças as informações geradas pelo sistema, de modo que uma ação eficaz pode ser tomada no momento certo. A otimização desses indicadores aumentam a produtividade em pelo menos 12% ou redução de custos em 10%, além de melhorar o processo como um todo, afinal seu negócio exige de forma sistematica a redução de custos e aumento de produtividade.

Adoção de um Sistema de Controle de Operação Mina requer mudança de mentalidade e foco em um ciclo virtuoso. Com tal abordagem o sucesso das implementações é garantido, independente o tipo de minério ou tamanho da mina. Como um exemplo prático, houve uma pedreira de calcário, que usou sete caminhões e após avaliação feita, foi decidido eliminar um caminhão para manter o mesmo nível de produção com menor despesa relacionada a um equipamento (combustível, pneus, motorista, etc.).

O Minetrack é acessível a todas as empresas de mineração no conceito chave na mão e tem uma interface amigável, sua tecnologia é tão simples como utilizar um smartphone, além disto, a operação de mina pode patrocinar o projeto sem a necessidade de Capex, exclusivamente via as oportunidades de redução de Opex com retorno imediato dos resultados.

(*) Sylvio Riccó, business development da Sodep