Certificação garante origem e qualidade de peças com aço de alta resistência

Certificado Quard at Work foi criado pela NLMK

Por Conexão Mineral 15/01/2021 - 14:00 hs
Foto: NLMK
Certificação garante origem e qualidade de peças com aço de alta resistência
Certificação controla a matéria-prima rastreando as chapas utilizadas

Criado pela NLMK, o programa "Quard at Work" é uma certificação de uso e fabricação de peças de alta resistência ao desgaste e ao impacto, tendo como matéria-prima as chapas de alta resistência Quard e Quend. O certificado,  segundo a empresa, garante a qualidade, origem e rastreabilidade das chapas, concedida pela usina da NLMK Clabecq, na Bélgica.

O aço de alta resistência e baixa liga (HSLA) exige um grau de capacitação técnica elevado, que de acordo com a NLMK pode ser garantido e certificado no Brasil graças ao programa “Quard at Work". Assim, com o objetivo de oferecer parceria à empresas que estão no mercado de processamento e beneficiamento de aços dessa qualidade e/ou querem se desenvolver nessa atividade, a NLMK passou a oferecer no Brasil esse programa. 

Pela parceria, a multinacional oferece suporte técnico avançado, estoque e condições comerciais especiais para que as empresas parceiras possam atender o mercado de blanks, peças cortadas e fabricadas sob desenho, tendo como matéria prima os aços Quard e Quend.

O gerente Nacional de Vendas da NLMK, Redelvim Andrade, informa que, atualmente, sete grandes empresas brasileiras já aderiram ao "Quard at Work". As vantagens são muitas para as empresas que desejarem aderir ao programa, de acordo com Andrade. Suporte técnico de engenharia para o desenvolvimento de algum produto; indicação de qual tipo de aço é melhor em cada aplicação; treinamento sobre beneficiamento de aços de alta resistência (corte, solda, usinagem, dobra); estoque dedicado e condições comerciais especiais são algumas delas. 

Na opinião do executivo, o mercado de aço é muito pulverizado e não é incomum haver o que se chama de entregar “gato por lebre”. Ou seja, o cliente compra um aço especial e recebe, por empresas não idôneas, material inferior ao que foi contratado.

“O programa "Quard at Work"  pretende dar segurança extra os clientes finais de que as peças/blanks beneficiados/cortados que eles compram serão realmente fabricados em aços de altíssima qualidade como o Quard e Quend”, resume Andrade. “Temos condição de fazer toda a rastreabilidade das chapas que serão utilizadas para fabricação dos produtos que serão entregues no mercado. Por isso, as empresas parceiras do programa "Quard at Work"  recebem uma “certificação” da NLMK, que controla a matéria-prima e entrega produtos de alta qualidade”.