Legado das Águas, da Votorantim, é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil

O local, que tem o tamanho da cidade de Curitiba, é uma bela opção de passeio no interior do Estado de São Paulo

Por Conexão Mineral 15/01/2021 - 13:04 hs
Foto: Andrei Pires
Legado das Águas, da Votorantim, é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil
Legado das Águas: a Ecotrip ideal para curtir o final de semana no interior de São Paulo

Com uma área de 31 mil hectares de Mata Atlântica conservada, entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do Estado de São Paulo, o Legado das Águas é uma opção fantástica para quem deseja aproveitar a natureza, respirar ar puro, apreciar a fauna e flora da floresta. 

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do País, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. A área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. 

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. 

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. 

Em 2021, a Nexa Resources, uma das fundadoras do Legado, completa nove anos de apoio e investimento à reserva que constrói resultados com impacto positivo nos eixos ambientais, sociais e econômicos, beneficiando toda a sociedade. 

Programação especial de atividades ecoturísticas durante o verão 

• Legado Experience: Com 7 horas de duração, o Legado Experience é uma atração livre para pessoas de todas as idades. Sua programação conta com trilhas de nível fácil (sendo uma acessível para pessoas com mobilidade reduzida), visita ao viveiro de plantas, orquidário e jardim sensorial. Além disso, no final do dia, é possível tomar um refrescante banho de cachoeira. 

• Trilha Cachoeira Dezembro: A Trilha Cachoeira Dezembro é um pequeno trecho da Travessia Dezembro-Canta Galo. Nessa atração de 3 horas e 40 minutos de duração em nível médio de dificuldade, é possível observar a biodiversidade da Mata Atlântica e se refrescar em piscinas naturais. 

• Cachoeira do Tamanduazinho: Localizada na divisa do Legado das Águas com o Parque Estadual Jurupará, dois locais de grande importância ambiental, a Cachoeira do Tamanduazinho é uma atividade que possui 2 horas e 20 minutos de duração e pode ser feita por pessoas de todas as idades. 

• Trilha Copaíba-Mirante do Sinal: A Trilha Copaíba-Mirante do Sinal é o melhor local para divulgar sua experiência com seus amigos, já que possui sinal de operadoras telefônicas. O mirante possui 700 metros de altitude e vista 360º da Mata Atlântica. A atividade tem 3 horas de duração e nível médio de dificuldade. 

• Astro Experience: Nos centros urbanos, avistar os astros pode ser difícil, mas aqui no Legado é possível ter um momento de contemplação e observar o céu em uma linda noite estrelada. Em parceria com o Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências, foi criado o Astro Experience, uma atividade de 3 horas e 30 minutos de duração que pode ser feita por pessoas de todas as idades. Na atração é possível observar planetas, berços estrelares, estrelas mortas, galáxias e muito mais. Tudo isso acompanhado de especialistas da astronomia. 

Desde o ano passado, o Legado das Águas desenvolveu e adotou medidas de segurança para prevenção do novo coronavírus, realizado sob curadoria da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.