Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios da Termomecanica conquista acreditação em norma internacional

A ISO/IEC 17025, que visa a qualidade e confiabilidade das análises que estão sendo geradas, é um reconhecimento formal da competência do laboratório para realizar atividades de ensaios e caracterização de materiais metálicos

Por Conexão Mineral 15/01/2021 - 12:49 hs
Foto: Termomecânica
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios da Termomecanica conquista acreditação em norma internacional
Investimento nos últimos anos chegou a R$ 2,5 milhões

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios da Termomecanica (CPDE)  acaba de ser acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro  (CGCRE), segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017.  A iniciativa posiciona o laboratório da Termomecanica em um patamar internacional de qualidade em relação as práticas de laboratório. Agora, o CPDE está qualificado a ofertar também este serviço para empresas, pesquisadores e universidades, que precisam realizar ensaios químicos, mecânicos e elétricos de caracterização de materiais metálicos, como Cobre, Alumínio, Zinco e Aço, entre outros. 

De acordo com Marcio Rodrigues da Silva, coordenador do CPDE, o processo de acreditação é exigente. O selo conferido pelo CGCRE ajudará também a aumentar a capacidade de produção e dar uma sustentação ao desenvolvimento de novas ligas da TM, fatores que reforçam a estratégia de exportações da companhia. 

“Estamos escrevendo mais um capítulo na história da inovação na Termomecanica. O nosso laboratório sempre foi historicamente referência em pesquisa e desenvolvimento e no controle de qualidade, no que diz respeito a fabricação de Cobre. No entanto, a ampliação do nosso escopo de análises para outros metais permitir-nos-á ajudar também as empresas que requerem esse tipo de análise com elevado grau de competência, mas que não têm um volume suficiente de ensaios que justifique os elevados investimentos, tanto em mão de obra como em estrutura, necessárias para a manutenção de um centro como esse”, ressalta Rodrigues.

Os investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões, que vêm sendo realizados nos últimos anos no CPDE, contemplaram diversas reformas estruturais e em equipamentos com tecnologia de ponta. Também foi desenvolvido, em conjunto com a área de tecnologia de informação, um Sistema de Gestão Laboratorial próprio, o SGL, criado especificamente para atender à complexidade e elevado volume de análises. Antes mesmo da acreditação, o CPDE já realizava cerca de 30 mil análises por mês. O SGL colaborou, sobretudo, para garantir uma das exigências da norma, no que diz respeito à digitalização, já que permite ao laboratório operar com o mínimo possível de papel. 

A norma internacional ISO/IEC 17025 estabelece diversos requisitos técnicos e de gestão que visam a qualidade das análises e a confiabilidade dos dados gerados. O Inmetro é o único órgão acreditador no Brasil e os laboratórios certificados têm seus resultados aceitos internacionalmente. Para alcançar a acreditação, é necessário, entre outros requisitos, realizar ensaios de proficiência interlaboratorial, comparando os resultados de ensaios feitos em amostras padrões com diversos outros laboratórios. 

“Embora a prova seja um requisito obrigatório, não necessariamente os laboratórios precisariam ser internacionais. No entanto, fizemos questão de que nossas amostras fossem enviadas aos melhores laboratórios da Europa e EUA e fomos bem-sucedidos em todos esses testes, o que nos coloca em uma posição de confiabilidade bastante favorável”, finaliza o coordenador.