Sotreq entrega as primeiras duas perfuratrizes Cat MD6310 para operação no Brasil

As duas máquinas de alta tecnologia entraram em atividade no segundo semestre de 2020

Por Conexão Mineral 11/01/2021 - 12:40 hs
Foto: Caterpillar/Sotreq
Sotreq entrega as primeiras duas perfuratrizes Cat MD6310 para operação no Brasil
Perfuratriz roto-percussiva Cat MD6310 tem controles joystick para todas as funções de perfuração

No segundo semestre de 2020, o Brasil passou a integrar a lista de países que contam com a perfuratriz roto-percussiva Cat® MD6310, produzida pela Caterpillar nos Estados Unidos. A Sotreq entregou duas máquinas para uma das maiores mineradoras do País e do mundo. 

A MD6310 é controlada por meio de sistemas eletrônicos Cat, que oferecem soluções de problemas avançados para uma operação de perfuração eficiente e com automação escalonável, segundo o fabricante. Os recursos e intertravamentos integrados de proteção ajudam a manter os operadores seguros e a máquina em funcionamento eficiente. Tudo isso ajuda a evitar possíveis falhas ou o uso incorreto da máquina. 

A Cat MD6310 conta com tecnologia embarcada de última geração que oferece funções de auxílio à perfuratriz, recursos semiautônomos/autônomos e geração de relatórios de integridade da máquina, os quais melhoram a eficiência operacional e os resultados da perfuração. As máquinas também estão equipadas com o sistema de alta precisão da Caterpillar, Minestar Terrain for Drilling, totalmente integrado à operação da mina e que proporciona gestão, controle e otimização na produtividade das perfuratrizes. 

As perfuratrizes contam com o sistema semiautônomo OMA (Operator Mission Assist) que automatiza todo o ciclo de perfuração, incluindo o deslocamento entre furos. Com este sistema embarcado, o operador pode selecionar o nível preciso de automação de perfuração que atenda às necessidades operacionais, sendo a máquina responsável pela execução de todas as funções principais para a perfuração, que se adapta e ajusta automaticamente à potência da perfuração necessária para atender às várias condições litológicas das rochas. Esse recurso aumenta a segurança, otimiza o ciclo de perfuração, aumenta a produtividade, aumenta a vida útil de toda a coluna de perfuração e reduz o custo por metro perfurado, de acordo com a Caterpillar. 

A cabine da MD6310 é assentada sobre suportes de borracha para absorver a vibração da perfuração mecânica. Os controles joystick para todas as funções de perfuração e deslocamentos são auxiliados por telas amplas sensíveis ao toque com níveis coloridos de informações, que propiciam ao operador ótima visibilidade e rápido entendimento, com consequente aumento da produtividade da máquina. 

O trem de força da Cat MD6310, controlado eletronicamente (comunicação total entre motor diesel, compressor e sistemas hidráulicos), vem com motor diesel Cat C32 e várias opções de compressores de fluxo variável, podendo ser de alta ou baixa pressão. O controle de ar de volume variável permite que os operadores combinem a saída do compressor de acordo com a aplicação e ferramental da perfuratriz, proporcionando excelente controle sobre a perfuração, economia de combustível e ganhos de produtividade. Projetada para suportar os rigores das aplicações pelos métodos de perfuração rotativo ou DTH (Down The Hole), podendo também ser equipada com o duplo sistema de perfuração no carousel, para atender às variações litológicas das rochas em uma mesma bancada. Outra grande vantagem, segundo o fabricante, é a sua capacidade de otimizar desempenho e consumo de combustível por meio de estratégias de controle eletrônico da perfuração. 


Principais funcionalidades da perfuratriz roto-percussiva Cat MD6310 

1. Tecnologia embarcada de última geração para facilidades da operação e manutenção, incluindo os sistemas de alta precisão Terrain for Drilling e semiautônomo Operator Mission Assist; 

2. Componentes 100% Cat, maior vida útil e confiabilidade, suportados 100% pelo Dealer Cat; 

3. Alta intercambialidade de peças e componentes, reduzindo custos de inventários e logísticas; 

4. Trem de força controlado eletronicamente, proporciona ótima comunicação entre os componentes, trazendo agilidade e produtividade à perfuratriz; 

5. Compressores com controle de fluxo de ar variável, otimizando limpeza dos furos, produtividade e maior vida útil do trem de força; 

6. Motor diesel ajustado para perfuratriz, proporcionando baixo consumo de diesel; 

7. Intervalos de manutenção prolongados, maximizando a utilização da perfuratriz; 

8. Lubrificação centralizada e automática, minimizando paradas desnecessárias; 

9. Várias câmeras para a máxima visibilidade e segurança operacional; 

10. Controles tipo joystick e visores touchscreen, permitindo uma operação rápida e precisa. 

Fonte: Sotreq/Caterpillar