Produto facilita a troca e inspeção de rolos para transportadores contínuos

Imepel lança o Suporte de Elevação WinBelt

Por Conexão Mineral 29/12/2020 - 18:16 hs
Foto: Imepel
Produto facilita a troca e inspeção de rolos para transportadores contínuos
O tempo de içamento do WinBelt é de 1 minuto e a carga aplicada pode ser de 2,6 t

A Imepel lançou o Suporte de Elevação WinBelt, que visa facilitar a manutenção de cavaletes e troca dos rolos de carga em transportadores contínuos de forma rápida e segura, aumentando a produtividade da empresa.  

A principal função do Suporte de Elevação WinBelt é proporcionar um ambiente seguro para as equipes de manutenção, introduzindo um conceito de elevação de correia baseado na manutenção de força.

De forma totalmente ergonômica, um único operador pode realizar toda a operação de manutenção, dentro da zona de abrangência de elevação do suporte, de forma padronizada, simples, segura e rápida, segundo o fabricante.

Com vários anos no setor de manutenção de transportadores contínuos, José Ronaldo, hoje especialista em transportadores e Consultor Técnico da Imepel, comenta sobre a experiência da troca e inspeção de rolos, e a solução encontrada pela equipe  de técnicos e engenheiros para o problema. “Troquei muitos rolos no início da profissão, e hoje, a gente vê que continua sendo um trabalho muito desgastante, que exige muito das pessoas, e não tem tanto valor, apesar de sabermos da criticidade de não efetuar a troca dos rolos corretamente, e o prejuízo que pode gerar para a organização. Sempre foi um trabalho que quase ninguém gosta de fazer, devido à grande dependência do esforço físico. Ao analisar, com o passar dos anos, os dispositivos não tiveram uma evolução tecnológica de acordo, ou se comparado a outras situações de própria manutenção em si”, esclarece.

“O Sistema de Elevação WinBelt trouxe um avanço tecnológico para os transportadores, que podem com essa estrutura, facilitar a troca e inspeção dos rolos. A troca dos rolos é um trabalho diário, que demanda precisão e agilidade. Hoje, com a WinBelt, apenas uma pessoa pode manusear o equipamento de maneira segura e prática. Assim, trazendo precisão e bem estar para a organização” enfatiza José Ronaldo.

“Com a utilização do sistema de elevação de correia WinBelt a troca é mais segura, e com mais agilidade, aumentando assim a produtividade. A eliminação do esforço físico na elevação da correia transportadora minimiza os riscos de acidentes e afastamento. O dispositivo é projetado e calculado com um coeficiente de segurança mínimo de 7, o sistema redundante de segurança conta com bloqueio por cadeado, garantindo a segurança dos mantenedores. O dispositivo libera aproximadamente 24 cavaletes de carga triplo ou 72 rolos com um tempo estimado de elevação em um minuto utilizando uma ferramenta elétrica portátil. Essa eficiência garante a redução de custos retornando o investimento inicial de aquisição. São vários ganhos”, destaca Giovane Silva, Engenheiro de Vendas e Aplicação Imepel e Especialista em Transportadores.

O Suporte de Elevação WinBelt, foi projetado para facilitar a manutenção de cavaletes e troca dos rolos de carga em transportadores contínuos de forma rápida e segura.

Ele é composto, basicamente, por quatro partes: torre motora, torre movida, união central fixa e viga central de elevação. Sendo projetado para operar de forma segura, sob as mais severas condições de trabalho. O tempo de içamento do WinBelt é de aproximadamente 1 minuto, e a carga aplicada sobre pode ser de até 2,6 toneladas, e com apenas um aparelho, deixa livre aproximadamente 24 cavaletes com cerca 72 rolos.

Sua principal função é proporcionar um ambiente seguro para as equipes de manutenção, introduzindo um conceito de elevação de correia baseado na manutenção de força.

“O maior desafio no desenvolvimento deste equipamento, fora projetar um equipamento de fácil utilização porem com segurança para os usuários. Queríamos que as equipes de manutenção e troca de rolos optassem pela aplicação e pela utilização do WinBelt, acreditando no seu benefício e aumento de produtividade. Hoje vendo ele consolidado, acredito que atingimos nossos objetivos”, comenta Maurício Neves, Coordenador de Engenharia do Produto na Imepel.

O equipamento foi projetado para ser operado por uma única pessoa, tornando o processo de suspensão da correia mais simples, rápida e seguro, segundo o fabricante.

“A Imepel chamou para si a responsabilidade de resolver um dos maiores responsáveis por acidentes de trabalho em transportadores contínuos, que é o manuseio na troca dos rolos. Por isso, em uma faixa de segurança de 6 a 8, o nível do Sistema de Elevação WinBelt é de pontuação 7. O equipamento traz precisão e rapidez, sem abrir mão da produtividade”, comenta Júlio Cesar Santa Helena, Engenheiro de Aplicação da empresa e Cocriador da Solução WinBelt.

“O processo de desenvolvimento de uma solução que alavanque a produtividade, garanta a segurança dos operadores e aumente o resultado de nossos grandes parceiros é uma das tarefas mais prazerosas no meu dia a dia. Poder ajudar empresas a construir um mundo melhor através da sustentabilidade, e algo incondicional! Partindo dessa premissa, desenvolvemos o WinBelt, uma inovação da engenharia Imepel para contribuir com a alavancagem de resultados de nossos melhores parceiros”, enfatiza Júlio Cesar.

“O WinBelt é fruto de muito empenho, profissionalismo e empatia. Tanto que ao observar as características do produto, vemos os valores da Imepel; que é a preocupação com a segurança no trabalho, isso explica porque optamos pelo nível de segurança acima da média. A empresa tem a responsabilidade de trazer soluções práticas, que possam impactar de maneira positiva, a qualidade de vida dos nossos clientes e colaboradores. A Imepel é uma organização inovadora, comprometida com a sustentabilidade do negócio, buscando satisfazer às necessidades de todos que estão conectados com ela, direta ou indiretamente. Todos esses princípios têm proporcionado a Imepel um crescimento orgânico e satisfatório”, esclarece Eduardo Medeiros Zanatta, Presidente da Imepel.

Utilização do suporte WinBelt proporciona

• Menor exposição ao risco de lesões relacionadas a trancamento de membros superiores.

• Maior ergonomia para o operador durante o manuseio de rolos e ferramentas.

• Maior segurança nas atividades que necessitem entrar debaixo da correia, na região de carga.

• Melhor visualização da região dos cavaletes de carga, expostos pela suspensão da correia.

• Apenas um operador pode executar todo serviço de manutenção.

• Dispensa a necessidade de equipamentos pesados (guindastes e/ou gruas).

• Apresenta estimativa de levantamento da correia, porém é importante considerar que fatores como curvas (verticais e/ou horizontais), tipo de correia (cobertura, número de lonas, material, de reforço, etc.), massa de contrapeso, entre outros, têm influência na curvatura da correia.

Fonte: Imepel 

Características gerais do equipamento

Durante o processo de manutenção dos Transportadores Contínuos, o WinBelt será movimentado no sentido vertical liberando a correia do contato com rolos adjacentes. Abaixo as principais características do suporte:

• A fixação das sapatas, à estrutura do TC (Transportador Contínuo) / TCLD (Transportador Contínuo de Longa Distância) deve ser realizada com parafusos M16-Classe 8.8 ou superior.

• O sistema de elevação possui trava mecânica, para garantir a posição elevada da carga.

• O suporte foi projetado para ser montado entre cavaletes, atuando como elevador da correia enquanto essa está vazia.

• O sistema foi projetado para elevar a correia sem a necessidade de alívio da massa de contrapeso do transportador, desde que sejam respeitados os parâmetros operacionais.

• A viga central do suporte de elevação, responsável por transmitir o esforço do suporte à correia, conta com seis rolos especiais, com o objetivo de neutralizar os vetores de carga horizontais, evitando assim que o sistema seja sobrecarregado no sentido longitudinal do transportador. Os rolos adicionados à viga central do suporte de elevação, não foram projetados para operar como parte do sistema de transporte da correia, devendo esses permanecer fora de contato com a correia durante a operação normal de transporte do material.

• Como forma de prevenir eventuais vazamentos do fluido lubrificante do redutor sobre a correia e demais partes do transportador, o corpo do redutor é montado em cima de uma bandeja metálica.

Fonte: Imepel


Problemas relacionados às trocas dos rolos

• Altos riscos de acidentes e afastamentos;

• Falta de dispositivos de segurança, caso ocorra imprevistos (travas sobressalentes);

• Baixa produtividade;

• Dificuldade no transporte dos dispositivos e ferramentas até o local de execução das tarefas;

• Esforço físico intenso na realização das trocas (ergonomia);

• Imprevistos na utilização de ferramentas manuais sem procedimentos, e a grande maioria das vezes sem apoio adequado (talha manual, alavanca, cabo de aço ou sinta);

• Baixa motivação dos mantenedores, devido ao excesso de trabalho braçal e desgaste físico;

• Aumento do custo financeiro da Hora-Homem na execução das trocas;

• Aumento do backlog e possível manutenção corretivas com perda de produção e disponibilidade.

Fonte: Imepel