Vale conclui descaracterização de dique Rio do Peixe
Estrutura está localizada em Itabira (MG)
A Vale informou que concluiu na semana passada o processo de descaracterização do dique Rio do Peixe, em Itabira (MG). A estrutura faz parte do programa de descaracterização de barragens a montante da Vale, que busca aumentar a segurança das operações e das comunidades. Com o término da obra, o dique foi totalmente removido e deixou de funcionar como reservatório de rejeitos da mineração.
Na parte central do dique, foi implantado um canal de pedras para direcionar a água da chuva e evitar que ela se acumule no local. Em janeiro, a área ainda passará por serviços de plantio de mudas, conforme previsto no plano de revegetação.
Outras obras descaracterização em Itabira
Nas operações de Itabira, a empresa já está executando obras preparatórias (construção de reforço) para a descaracterização do dique 2 do Sistema do Pontal. A Vale também irá descaracterizar, nos próximos anos, os diques 3, 4 e 5 do Sistema do Pontal, Minervino, Cordão Nova Vista, 1A e 1B, além de Ipoema.
Segundo a Vale, as estruturas são monitoradas permanentemente, 24 horas por dia, através de câmeras no Centro de Monitoramento Geotécnico e fiscalizadas também pelo Ministério Público, Agência Nacional de Mineração (ANM).
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025