Largo Resources entra no mercado de energia limpa com a Largo Clean Energy

Nova empresa do grupo vai fabricar baterias de fluxo redox de vanádio verticalmente integrado

Por Conexão Mineral 18/12/2020 - 12:43 hs
Foto: Largo Resources
Largo Resources entra no mercado de energia limpa com a Largo Clean Energy
Paulo Misk, CEO da Largo Resources e Presidente da Vanádio de Maracás

A Largo Resources lançou em Toronto, no Canadá, a LCE – Largo Clean Energy, um negócio de bateria de fluxo redox de vanádio verticalmente integrado (VRFB) para fornecer sistemas de armazenamento de energia renovável. A Vanádio de Maracás, empresa do grupo, que atua no interior da Bahia, é a única produtora de Vanádio das Américas e tem um dos melhores produtos do mundo. O mercado de armazenamento de energia nos próximos 10 anos é de US$50 bilhões e o grupo estima que a VRFB pode corresponder a 18% deste mercado. 

“O VRFB é bem conhecido por seus méritos técnicos e econômicos, mas uma questão fundamental que assola a maioria dos projetos de implantação de VRFB é o fornecimento seguro e confiável de vanádio de alta pureza. Acreditamos que o lançamento do Largo Clean Energy ajuda a resolver esse problema, combinando a tecnologia VRFB líder da indústria com o fornecimento de vanádio de alta pureza de classe mundial da Largo”, explica o CEO da Largo Resources e Presidente da Vanádio de Maracás, Paulo Misk.  “Além disso, os planos de expansão com boa relação custo-benefício do Largo devem oferecer suporte à demanda futura prevista de implantações VCHARGE ± do Largo Clean Energy”, completa Misk.

Carbono Zero

No mesmo dia em que o grupo lança sua nova divisão voltada para o setor de energia, o governo do Reino Unido apresentou, através da Comissão para Mudanças Climáticas, uma meta ambiciosa para reduzir em 53% as emissões de carbono no país até 2030, incluindo o desenvolvimento de um pacote de políticas e uma estratégia “Carbono Zero”.

Com isso, a demanda por sistemas de armazenamento de energia oriunda de fontes renováveis aumenta substancialmente. As baterias de fluxo de vanádio promovem eficiência energética aos processos de geração de energia limpa e a tecnologia apresentada pela Largo Clean Energy é considerada a mais avançada VFRB.

“Nosso objetivo é continuar contribuindo para um futuro de baixo carbono por meio do fornecimento de nossos produtos de vanádio de qualidade excepcionalmente alta e da implantação dos sistemas VCHARGE ± da Largo Clean Energy", afirma Misk.

A Largo Clean Energy envolveu a aquisição de 12 famílias de patentes anteriormente pertencentes à VionX Energy Corp. com cobertura nas principais jurisdições para permitir que a Largo Clean Energy implemente os sistemas de bateria da VionX Energy sob a marca VCHARGE ± da Largo Clean Energy. A VionX Energy aportou mais de US$ 150 milhões de investimento em tecnologia VRFB comercialmente comprovada e otimizações operacionais.

"As receitas da Largo continuarão a ser amplamente impulsionadas pelas vendas na indústria siderúrgica global e aeroespacial de alta pureza e mercados de produtos químicos, mas conforme a demanda de vanádio das implantações globais de VRFB se expande nos próximos anos, espera-se um crescimento significativo no setor”, afirma Paulo Misk.