CBA obtém segunda maior nota em avaliação mundial de sustentabilidade

Empresa participou pela primeira vez do CDP

Por Conexão Mineral 18/12/2020 - 11:38 hs
Foto: CBA
CBA obtém segunda maior nota em avaliação mundial de sustentabilidade
A empresa foi avaliada em 116 critérios e obteve nota A-

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) foi reconhecida como uma das melhores empresas avaliadas no Programa de Mudanças Climáticas em 2020 na avaliação do CDP, recebendo nota A-. O CDP é um dos principais ratings de sustentabilidade mundial e um dos mais conceituados sobre mudanças climáticas. O resultado conquistado - segunda maior nota do rating, já em sua primeira participação - coloca a CBA entre as líderes globais em boas práticas em ESG, sigla em inglês usada para se referir às ações voltadas ao meio ambiente, sociais e de governança de uma empresa. 

“Estamos muito orgulhosos com o reconhecimento, uma vez que ele traduz nosso empenho em minimizar impactos ao meio ambiente para a produção de um alumínio sustentável, transformando o cotidiano das regiões onde estamos presentes e de toda a sociedade”, afirma Ricardo Carvalho, diretor presidente da CBA. 

A empresa foi avaliada em 116 critérios que apontam práticas relacionadas a emissão de carbono, gestão de resíduos, manejo e preservação de recursos naturais. Por meio de projetos como a diversificação de sua matriz energética - a partir da instalação de uma caldeira de biomassa que irá gerar vapor para a Refinaria de Alumina – e da automatização do processo de alimentação de fornos, a CBA vem reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa em sua produção, posicionando-se bem abaixo da média global de emissões na indústria do alumínio.

Os dados avaliados pelo CDP ficam disponíveis para consulta de investidores e fundos de investimento credenciados, inclusive com o cruzamento das informações entre diversas organizações. As informações da Instituição responsável por manter o ranking indicam que mais de 150 empresas ao redor do mundo, com poder de compra de US$ 4 trilhões, utilizam o rating para selecionar fornecedores. Já os fundos de investimento que afirmam utilizar o CDP como critério para suas decisões reúnem US$ 106 trilhões em ativos. Além disso, o resultado também pode servir como critério para captação de recursos por meio de títulos verdes e financiamentos com taxas menores. 

O rating do CDP tem oito graduações (D-, D, C-, C, B-, B, A- e A). A avaliação é realizada desde 2002 e a participação das empresas é voluntária, mas tem crescido ano a ano. No ranking inaugural, publicado em 2003, participaram 228 empresas. Este ano, foram mais de 9,6 mil companhias de diversos setores.

“O resultado confirma a presença da Sustentabilidade em todas as áreas e atividades da CBA e nossa tomada de decisões assertivas, nos trazendo ainda mais confiança para seguir com nossa agenda de transformações”, avalia Carvalho.