Disposição de Rejeitos é tema de live promovida pelo CTC/PUC-Rio

A geóloga Marta Sawaya e o engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila vão tratar da evolução e novas tecnologias no dia 10/11, via YouTube

Por Conexão Mineral 09/11/2020 - 12:55 hs
Foto: PUC

Disposição de Rejeitos é o tema da live que será realizada amanhã, 10/11, em mais uma edição dos Seminários PUC-Rio 2020, como parte do programa de pós-graduação em Engenharia Civil, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).  Este novo debate dá continuidade ao tema de segurança das barragens no Brasil, discutido no dia 03/11.

A evolução histórica ficará a cargo da geóloga Marta Sawaya e as novas tecnologias serão abordadas pelo engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila. Sawaya é sócia da empresa 3EM, ex-analista ambiental do Ministério Público de Minas Gerais e consultora em geotecnia e gestão ambiental. Ela vai falar a respeito da evolução dos métodos de disposição, conflitos de interesses em áreas vizinhas, impactos ambientais, legislação. A coordenação desta primeira parte do debate será do engenheiro da PUC-Rio Alessandro Cirone. 

Em seguida, o consultor em geotecnia de barragens e diretor da empresa Pimenta de Ávila, engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila dará início à segunda parte da live. Ele vai apresentar a evolução tecnológica dos métodos de disposição, tendências atuais, disposição de rejeitos desaguados, redução do grau de saturação, redução dos riscos de ruptura. Ao final, as perguntas serão coordenadas pelo Prof. de Geotecnica do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do CTC/PUC-Rio, Alberto Sayão. 

A live “Disposição de Rejeitos” será realizada no dia 10 de novembro de 2020, às  17h, pelo link a seguir: https://youtu.be/0eNTXx7uxh8