Gerdau desenvolveu tecnologia para automação na área de suprimentos da empresa

Gerdau Autonomous Buying Intelligence (GABI) realiza mais de mil encomendas por mês

Por Conexão Mineral 06/11/2020 - 16:36 hs
Foto: Gerdau
Gerdau desenvolveu tecnologia para automação na área de suprimentos da empresa
Gerdau adotou plataforma completamente autônoma de compras, sem interação humana

A Gerdau, uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, desenvolveu uma tecnologia de automação de processos (RPA, em inglês) para otimizar a rotina da área de Suprimentos da Empresa. Batizada como GABI (acrônimo de Gerdau Autonomous Buying Intelligence), ela consiste em uma plataforma completamente autônoma de compras, sem interação humana. 

O projeto teve seu primeiro pedido realizado em julho de 2019. Atualmente, já são realizadas mil encomendas por mês. Dessa forma, os colaboradores estão com seus esforços voltados a atividades mais estratégicas na área de Suprimentos. O trabalho do robô consiste na identificação das demandas internas, solicitação de cotação para selecionar potenciais fornecedores e emissão de pedidos de compras. 

As cotações são feitas de forma simultânea para diversos tipos de materiais, como de escritório, manutenção e limpeza. Com todo o processo automatizado, a GABI tem produzido o equivalente a quatro pessoas, considerando o volume trabalhado. Além disso, opera em regime de 24h e todos os dias da semana, com pausas apenas para manutenções de sistema. Sua implementação tem proporcionado mais agilidade e foco e menos burocracia. 

Segundo Vinicius Fernandes de Moura, gerente geral de suprimentos da Gerdau, a produtora de aço tem avançado em sua transformação cultural, que lhe permitiu também avançar em sua jornada de transformação digital. "O projeto foi desenvolvido pelo time de Compras e, atualmente, é considerado inédito na indústria do aço. A iniciativa tem contribuído tanto para o desenvolvimento dos colaboradores e área de compras e suprimentos quanto para companhia de forma geral. Além do ganho financeiro, a solução inovadora gerou maior agilidade no atendimento de nosso cliente interno. O foco está em agregar valor e alcançar maior produtividade", explica o executivo. 

Em paralelo, a Gerdau possui outras atividades de RPA que auxiliam na rotina da área, como criação de processo de concorrência, envio de solicitações de cotação aos fornecedores e emissão de relatórios que facilitam na gestão e análises diárias. "Nos mantemos atento às tendências tecnológicas e na forma que podemos incluí-las na nossa realidade", conclui Fernandes.