ArcelorMittal Tubarão inicia montagem de refratários da bateria 4 da coqueria

Por Conexão Mineral 30/10/2020 - 13:20 hs
Foto: ArcelorMittal
ArcelorMittal Tubarão inicia montagem de refratários da bateria 4 da coqueria
Cerimônia foi realizada em 22 de outubro nas instalações da empresa no Espírito Santo

A ArcelorMittal Tubarão, localizada no Espírito Santo, iniciou as atividades de montagem dos refratários do projeto da bateria 4 de fornos de coque. No total, serão instalados 15,5 mil toneladas de blocos. 

A complexa montagem refratária dos 49 fornos deve levar, aproximadamente, 40 semanas. Iniciada em junho do ano passado, a obra da coqueria enfrentou diversos cenários, como a pandemia da covid-19.  Após a inauguração, a bateria terá capacidade de produzir 600 mil toneladas de coque por ano e será agregada às outras três baterias originais da coqueria.

Cerimônia

A empresa realizou em 22 de outubro a cerimônia que marcou o início da etapa de construção refratária da quarta bateria de coque, a cargo de um consórcio entre a RIP e a thyssenkrupp. A complexa montagem refratária de 49 fornos envolve a construção de paredes de 16 metros de altura, usando 1000 tipos diferentes de tijolos, encaixados com precisão.

O destaque da cerimônia ficou por conta do assentamento do primeiro tijolo refratário, dentre as 15,5 mil toneladas previstas. Profissionais envolvidos no projeto deixaram mensagens especiais em alguns tijolos que fizeram parte da cerimônia, desejando sucesso, destacando o orgulho de fazer parte do empreendimento e a importância de aspectos como segurança e parceria.