Epiroc lança solução para operação remota de perfuratrizes para minas a céu aberto

Office TeleREMOTE permite que uma pessoa opere vários equipamentos ao mesmo tempo e de forma segura

Por Conexão Mineral 27/10/2020 - 11:56 hs
Foto: Epiroc
Epiroc lança solução para operação remota de perfuratrizes para minas a céu aberto
Office TeleREMOTE foi projetado para operar remotamente perfuratrizes de superfície

O Office TeleREMOTE foi projetado para ampliar a segurança, eficiência e produtividade, permitindo controlar remotamente perfuratrizes SmartROC DTH*, modelos MK I (com base na plataforma RCS 4). Esta nova solução para operação remota da Epiroc permite ao operador acessar e operar várias perfuratrizes a partir de um centro de controle localizado dentro de um escritório. Para isso, existem duas possibilidades: utilizar um console independente TeleREMOTE ou atualizar a versão de qualquer BenchREMOTE já existente. Desta forma ela poderá se transformar em uma interface TeleREMOTE, conectando-o a uma rede local sem fio (WLAN).

“Com o Office TeleREMOTE, uma única pessoa pode controlar várias perfuratrizes de maneira produtiva e eficiente”, afirma Mayya Popova, gerente de Produtos para Automação da Epiroc.

Um dos maiores benefícios do Office TeleREMOTE é sua capacidade de aumentar efetivamente o número de horas produtivas em um dia. O tempo gasto com o traslado do operador e mudanças de turno é otimizado. A perfuração remota, juntamente com os recursos AutoDrill e Auto-Rod Handling System, aumentam a produtividade, pois as perfuratrizes podem trabalhar quase continuamente, sem interrupções.

"O Office TeleREMOTE aumenta drasticamente a eficiência, pois melhora a forma como o local de trabalho aproveita o equipamento. Para muitos clientes, uma melhor relação entre investimentos e o retorno esperado é fundamental" – acrescenta Mayya Popova.

A segurança é sempre uma prioridade. O operador do Office TeleREMOTE não corre nenhum risco, graças aos vários sistemas de bordo. O Hole Navigation System é utilizado para um posicionamento preciso e a função de geofence garante que a perfuratriz permaneça dentro da área predefinida. As perfuratrizes remotas também são equipadas com várias câmeras que fornecem ao operador do Office TeleREMOTE uma visão de 360° ao redor da máquina.

O Office TeleREMOTE consiste em uma mesa de trabalho com altura ajustável e controles do operador, ergonomicamente projetados, montados nela. Os dois controles e o visor do operador são os mesmos da cabine da perfuratriz, de modo que ele se sentirá imediatamente familiarizado com esta configuração. A solução também inclui um rack de servidor com o Epiroc Automation Common Machine Server (ACMS), um sistema de vídeo e um sistema de segurança projetados para perfuratrizes remotas, com opção de ampliação progressiva de equipamentos adicionais, até nove unidades.

“O operador do Office TeleREMOTE está menos exposto ao ambiente hostil do local de trabalho. Ele passa todos os dias operando o equipamento em um ambiente confortável e de qualidade”, explica Mayya Popova.