Samarco se prepara para reiniciar operações e otimiza atividades de manutenção
Iniciativas incluem desde o transporte de equipes e peças até a adoção de ferramentaria móvel
Preparando-se para
a retomada das operações, prevista para o final deste ano, as gerências de
Manutenção e Gestão de Ativos da Samarco desenvolveram, na Unidade de
Ubu (ES), iniciativas para aumentar a produtividade. Dentre
as medidas adotadas destacam-se a implementação de uma ferramentaria
móvel e as aquisições de veículos de pequeno porte – F4000 e triciclos
elétricos - para otimizar os deslocamentos e os trabalhos das equipes.
A
iniciativa surgiu após estudo identificar que cerca de 80% das movimentações na
unidade são para a realização das atividades em obras de pequeno e médio porte,
ou seja, de até uma tonelada, fazendo com que o deslocamento dos empregados
impactasse na produtividade.
O
gerente de Manutenção da Unidade de Ubu, Gabriel Rossoni, explica que essas
alternativas permitem a otimização do tempo, com consequente aumento de
produtividade da mão de obra. Antes da adaptação de duas F4000, a gerência
utilizava guindastes ou caminhão munck, equipamentos que carregam
peças de toneladas para intervenções de maior porte. A partir da adaptação
dos veículos, o braço mecânico faz a carga e a descarga de materiais
com até 600 quilos, transporta em segurança até 12 pessoas na cabine e
realiza com mais agilidade manutenções de rotina que demandam o carregamento
de cargas menores. Com a aquisição dos veículos adaptados, foi possível
substituir duas caminhonetes e uma van, gerando uma economia de R$ 42 mil por
ano.
“A
maneira de fazer transporte e executar determinadas atividades na mineração é a
mesma há anos. Precisamos quebrar paradigmas, inovar, buscar alternativas como
essas que possam romper com o tradicional e otimizar nossos processos
operacionais. Estamos oferecendo opções de transporte e de posicionamento de
recursos para que os empregados percam menos tempo antes de iniciar as
atividades de manutenção. Portanto, todas as atividades de manutenção foram
beneficiadas”, disse o gestor. Rossoni reforça que todas as atividades são
executadas com respeito às medidas de prevenção contra a Covid-19.
Ferramentaria
a todo alcance
Outra
iniciativa implementada recentemente e que minimiza o tempo de
deslocamento dos empregados na unidade e aumenta a produtividade é a
ferramentaria móvel, uma extensão da ferramentaria central, que permite levar
ferramentas e consumíveis para o ponto onde há maior concentração de serviços
sendo executados. Estima-se uma economia de aproximadamente 2600 horas por ano
de deslocamento em busca de peças.
A ferramentaria móvel possui um self-service de materiais
de consumo e um posto avançado de trabalho com solda, contando com
tomadas e coberturas. Para saber quais ferramentas e insumos estão disponíveis,
o usuário pode consultar o estoque por meio de aplicativo de conversa ou via
rádio. “Hoje, a ferramentaria móvel tem ficado próxima à usina 4,
onde são executadas as ações de prontidão operacional para a retomada das
operações”, explica Rossoni. A usina 4 é a que voltará a funcionar após a
retomada das operações com 26% da capacidade produtiva.
A
aquisição de seis triciclos elétricos foi outra iniciativa para contribuir
para a produtividade na manutenção. Hoje, os empregados passam em média 15,2
minutos por dia aguardando transporte. Com os triciclos, o tempo de espera pode
ser reduzido para 2,5 minutos. Além de agilizar o transporte das pessoas que,
para se deslocarem, dependem de veículos que circulam internamente ou
até mesmo se deslocam a pé pela Unidade, os triciclos têm capacidade para
carregar aproximadamente 500 quilos em equipamentos. Além disso, a
introdução de veículos elétricos nas atividades de manutenção representa um
importante passo em direção a práticas ambientalmente sustentáveis de
locomoção.
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