Samarco se prepara para reiniciar operações e otimiza atividades de manutenção

Iniciativas incluem desde o transporte de equipes e peças até a adoção de ferramentaria móvel

Por Conexão Mineral 27/10/2020 - 10:53 hs
Foto: Samarco
Samarco se prepara para reiniciar operações e otimiza atividades de manutenção
Ferramentaria móvel deve economizar 2.600 h/ano em deslocamentos em busca de peças

Preparando-se para a retomada das operações, prevista para o final deste ano, as gerências de Manutenção e Gestão de Ativos da Samarco desenvolveram, na Unidade de Ubu (ES), iniciativas para aumentar a produtividade. Dentre as medidas adotadas destacam-se a implementação de uma ferramentaria móvel e as aquisições de veículos de pequeno porte – F4000 e triciclos elétricos - para otimizar os deslocamentos e os trabalhos das equipes.

A iniciativa surgiu após estudo identificar que cerca de 80% das movimentações na unidade são para a realização das atividades em obras de pequeno e médio porte, ou seja, de até uma tonelada, fazendo com que o deslocamento dos empregados impactasse na produtividade.

O gerente de Manutenção da Unidade de Ubu, Gabriel Rossoni, explica que essas alternativas permitem a otimização do tempo, com consequente aumento de produtividade da mão de obra. Antes da adaptação de duas F4000, a gerência utilizava guindastes ou caminhão  munck,  equipamentos que carregam peças de toneladas para intervenções de maior porte. A partir da adaptação dos veículos, o braço mecânico faz a carga e a descarga de materiais com até 600 quilos, transporta em segurança até 12 pessoas na cabine e realiza com mais agilidade manutenções de rotina que demandam o carregamento de cargas menores. Com a aquisição dos veículos adaptados, foi possível substituir duas caminhonetes e uma van, gerando uma economia de R$ 42 mil por ano.

“A maneira de fazer transporte e executar determinadas atividades na mineração é a mesma há anos. Precisamos quebrar paradigmas, inovar, buscar alternativas como essas que possam romper com o tradicional e otimizar nossos processos operacionais. Estamos oferecendo opções de transporte e de posicionamento de recursos para que os empregados percam menos tempo antes de iniciar as atividades de manutenção. Portanto, todas as atividades de manutenção foram beneficiadas”, disse o gestor. Rossoni reforça que todas as atividades são executadas com respeito às medidas de prevenção contra a Covid-19.

Ferramentaria a todo alcance

Outra iniciativa implementada recentemente e que minimiza o tempo de deslocamento dos empregados na unidade e aumenta a produtividade é a ferramentaria móvel, uma extensão da ferramentaria central, que permite levar ferramentas e consumíveis para o ponto onde há maior concentração de serviços sendo executados. Estima-se uma economia de aproximadamente 2600 horas por ano de deslocamento em busca de peças.

A ferramentaria móvel possui um self-service de materiais de consumo e um posto avançado de trabalho com solda, contando com tomadas e coberturas. Para saber quais ferramentas e insumos estão disponíveis, o usuário pode consultar o estoque por meio de aplicativo de conversa ou via rádio. “Hoje, a ferramentaria móvel tem ficado próxima à usina 4, onde são executadas as ações de prontidão operacional para a retomada das operações”, explica Rossoni. A usina 4 é a que voltará a funcionar após a retomada das operações com 26% da capacidade produtiva.

A aquisição de seis triciclos elétricos foi outra iniciativa para contribuir para a produtividade na manutenção. Hoje, os empregados passam em média 15,2 minutos por dia aguardando transporte. Com os triciclos, o tempo de espera pode ser reduzido para 2,5 minutos. Além de agilizar o transporte das pessoas que, para se deslocarem, dependem de veículos que circulam internamente ou até mesmo se deslocam a pé pela Unidade, os triciclos têm capacidade para carregar aproximadamente 500 quilos em equipamentos. Além disso, a introdução de veículos elétricos nas atividades de manutenção representa um importante passo em direção a práticas ambientalmente sustentáveis de locomoção.