Serviço Geológico do Brasil apresentará estudo geológico do Cinturão Gurupi

Depósitos de ouro possuem recursos estimados em mais de 158 toneladas

Por Conexão Mineral 23/09/2020 - 18:50 hs
Foto: CPRM

Na quinta-feira (24/9), às 15h, o pesquisador em geociências Evandro Klein vai apresentar a palestra sobre o Cinturão Gurupi: evolução crustal e metalogênese do ouro. A palestra, voltada para geocientistas, mineradores e estudantes, vai apresentar o resultado das pesquisas geológicas e metalogenéticas na região do Cinturão Gurupi, localizado na divisa entre estados do Pará e Maranhão. O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio José Remédio, fará a abertura do evento.

O estudo foi publicado parcialmente no Informe de Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil - Áreas de relevante interesse mineral cinturão Gurupi, disponibilizado para a sociedade no ano de 2017 e em diversos periódicos científicos. A área de estudo engloba 12.000 km2 na divisa Pará-Maranhão, em região reconhecida por seu potencial aurífero desde o século 17, e que possui também ocorrências de fosfato e depósitos de rochas e minerais industriais e para uso na construção civil.

O projeto envolveu estudos temáticos de geologia básica e geologia econômica com uso de técnicas geofísicas e laboratoriais avançadas e sua execução e gerenciamento, na CPRM – Serviço Geológico do Brasil, foi de responsabilidade da Superintendência Regional de Belém, com participação das divisões de Geologia Econômica (DIGECO), Geoquímica (DIGEOQ) e Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE), com coordenação geral dos Departamentos de Recursos Minerais (DEREM) e de Geologia (DEGEO).

A área de Relevante Interesse Mineral (ARIM) Gurupi localiza-se na divisa dos estados do Pará e do Maranhão e ocupa a maior parte do Cinturão Gurupi e o limite sul do Fragmento Cratônico São Luís. Esse cinturão corresponde a um orógeno policíclico, desenvolvido no Riaciano (Paleoproterozoico) e no Neoproterozoico-Cambriano, cuja porção aflorante compreende predominantemente a borda retrabalhada do Fragmento Cratônico São Luís. Duas fases de deformação foram definidas para a evolução paleoproterozoica, dúcteis e relacionadas com o início e final do evento colisional, e uma para a evolução neoproterozoica-cambriana.


Palestra Cinturão Gurupi: evolução crustal e metalogênese do ouro,  24/09/2020, às 15h. Para assistir, acesse Canal da TV CPRM no YouTube: www.youtube.com/tvcprm