Scania lança caminhão 10x4 com capacidade de carga de 55 toneladas líquidas

O G 540 10x4/6 XT Heavy Tipper possibilita até 15% de redução no custo por tonelada transportada

Por Conexão Mineral 10/09/2020 - 20:34 hs
Foto: Scania
Scania lança caminhão 10x4 com capacidade de carga de 55 toneladas líquidas
Novo modelo 10x4 tem motor com 540 cavalos de potência e 2.700 Nm de torque

A Scania lançou o G 540 10x4/6 XT Heavy Tipper, que chega ao mercado para ser o caminhão mais próximo da linha amarela na capacidade de carga líquida (até 55 t), com Opex, Capex  e custo total de operação (TCO) mais competitivos. Todos os componentes, por exemplo, trem de força, eixos e tecnologias embarcadas são 100% Scania. Produzido com componentes ainda mais robustos do que os demais membros da linha XT, o G 540 10x4 Heavy Tipper foi desenvolvido para atender as demandas mais severas da mineração e da construção pesada. 

“A Scania investe globalmente há muitos anos no desenvolvimento de caminhões fora de estrada. Eles já nascem com DNA 100% vocacionais para o off-road. Por não serem adaptados tornam a operação do cliente mais eficiente”, explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. “A linha vocacional off-road XT estreou com a Nova Geração, em 2018. Seu amplo portfólio é sucesso absoluto na redução do custo operacional do cliente. Chegou a hora de lançar o produto de maior capacidade de carga do mercado e que traz a melhor solução na comparação com a linha amarela.”

“Apesar da pandemia, o ano de 2020 manteve o segmento da mineração estável, aquecido e propiciando grandes negócios para a Scania. Já as grandes construções vêm sendo retomadas gradativamente pelas iniciativas pública e privada”, conta Munhoz. “Agosto foi o melhor para nós numa mensuração dos 30 últimos meses de vendas de produtos da gama off-road, com mais de 350 unidades comercializadas. Portanto, seguimos confiantes no potencial desses dois mercados para os próximos anos.”

15% de redução no custo por tonelada

O Scania G 540 10x4 chega para ampliar a gama XT Heavy Tipper, formada até então pelos modelos 6x4 e 8x4 (um dos mais vendidos da marca). O G 540 10x4 salta das atuais 44 toneladas de capacidade de carga líquida do Heavy Tipper 8x4 para até 55 toneladas, aumentando consideravelmente sua produtividade. Dessa forma, o peso bruto total (PBT) sobe para insuperáveis 69 t. “Os concorrentes oferecem no máximo 35 toneladas de carga e 50 t de PBT. A Scania está inovando o mercado mais uma vez e vai superar as expectativas dos clientes”, salienta Fabricio Vieira, gerente de Soluções Off-Road da Scania no Brasil. “Ainda em comparação aos 8x4 competidores, o Scania 10x4 possibilita até 15% de redução no custo por tonelada, pois são necessários menos veículos para movimentar a mesma carga.”

O novo modelo tem motorização com tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão, 540 cavalos de potência e 2.700 Nm de torque. O propulsor da Nova Geração também tem a vantagem de economizar, no mínimo, 8% de combustível em comparação à gama anterior, segundo o fabricante. 

Ele está equipado com bogie traseiro (capacidade nominal de 36 t) e eixos direcionais (11 t cada um), eixo cardan que suporta maior torque para melhor partida em rampa, maior robustez do diferencial e do redutor de cubo com relação final 7.63, que possibilitam uma inigualável capacidade máxima de tração (CMT) de até 210 toneladas. O quinto eixo (100% Scania) tem novo mecanismo de acionamento e mudou de posição (passando a ficar na frente do bogie traseiro). Para suportar a maior demanda de carga todo o conjunto de suspensão (molas, barras estabilizadoras e amortecedores) foi alterado. 

Por outro lado, para garantir a segurança necessária durante a operação, o sistema de direção se tornou mais robusto e o freio ganhou um reforço no sistema para proporcionar melhor desempenho de frenagem. 

O câmbio Opticruise 100% automatizado tem 14 velocidades e dispõe na alavanca do modo Off-Road, que ao ser acionado faz o propulsor girar em rotações mais amplas. A caixa de marchas é da versão GRSO935R e oferece uma resistência muito superior. O lay shaft brake, freio do eixo secundário, está incorporado e garante trocas mais rápidas, seguras e suaves.

O sistema de frenagem auxiliar tem o consagrado freio hidráulico Scania Retarder com desacoplamento do rotor do trem de força, que funciona quando o sistema não estiver acionado para economizar combustível. Com potência de 4.100Nm, ele aumenta significativamente a performance da frenagem, principalmente em baixas velocidades, além de diminuir os custos de manutenção, pois reduz o desgaste do freio de serviço, das lonas e tambores, especialmente, em descidas íngremes e muito acidentadas.

Completam os itens de série, controle de tração, hill-hold (sistema de auxílio que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), eixo traseiro com diferencial duplo, para-choque em aço com ângulo de ataque de 29º, proteção nos faróis, espelhos retrovisores reforçados e pino de reboque frontal com capacidade de 40 t. A Scania é a única que dispõe de itens customizados para o fora de estrada, como limpador de para-brisa na posição vertical, indicadores de torque dos parafusos das rodas, degrau articulado e preparação para o inclinômetro e para a estrutura física e elétrica do implemento. 

O Heavy Tipper 10x4 pode ser equipado com alguns opcionais que garantem ainda mais segurança na operação. Entre eles, airbag no volante e airbag lateral de cortina (contra tombamento), que propiciam mais proteção aos motoristas. O veículo também pode ser especificado com bafômetro, que só libera a partida após testar que o condutor não ingeriu bebidas alcóolicas nas últimas horas. 

A cabine da Nova Geração tem área envidraçada maior e houve diminuição de pontos cegos, o que melhora ainda mais a visibilidade e a segurança na condução.  Para os segmentos fora de estrada (canavieiro, madeireiro, construção e mineração) a Nova Geração de caminhões oferece as cabines P, G e R com a linha vocacional XT. Há opções de alturas de teto diferentes, eixos e suspensões de molas ou pneumáticas adequadas a condições extremas, freio de estacionamento elétrico e soluções adaptadas para cada aplicação. 

Para os segmentos da mineração e construção pesada, tanto para o transporte dentro e fora das operações, a Scania oferece uma ampla gama de soluções, no seu portfólio, com as mais variadas opções de carga para maximizar a produtividade, a disponibilidade e com o menor custo por tonelada transportada.

As potências vão de 220 a 620 cavalos e os torques de 1.000 a 3.000Nm. Já as trações disponíveis são 4x2, 4x4, 6x4, 6x6 e 8x4. E, agora a 10x4. Os veículos podem ser plataforma (chassi rígido) e cavalo mecânico.

Vanguarda e inovações no segmento fora de estrada

Em 1999, a Scania apresentou o primeiro caminhão 8x4 do mercado brasileiro, que fazia parte da Série 4 e tinha 360cv. Já em 2007, outro pioneirismo foi o lançamento, justamente, da tração 10x4, integrante das Séries P, G e R, gama anterior à Nova Geração. Em 2012, a Scania introduziu a nova geração off-road das Séries P, G e R. Nova grade, novo ângulo de ataque, mais opções de equipamentos de série e opcionais, foram exemplos das novidades.

Em 2017, a Scania inovou ao lançar a gama Heavy Tipper, com as versões 6x4 e 8x4. Em 2018, a linha vocacional XT chega com a Nova Geração de caminhões. Além de, ao longo dessas últimas décadas, também avançar em serviços. Foi a primeira a modernizar o atendimento ao setor com a construção de uma filial de concessionária numa mina (Serviços Dedicados - para agilizar todo o processo), na criação de um programa de manutenção personalizado e ao colocar na operação confinada um contêiner de peças e ferramentas.

Amplo pacote de serviços

“O perfil do cliente do G 540 10x4 Heavy Tipper é de um alto grau de exigência tanto do produto quanto do serviço. Por isso, com a chegada da Nova Geração de caminhões nossa promessa se baseia em oferecer serviços desenhados especificamente para estes segmentos. Temos um portfólio completo, que atende as mais diversas necessidades”, afirma Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Para este lançamento os pilares das nossas soluções são gestão inteligente da frota, maior disponibilidade, máxima produtividade e menor custo possível de manutenção.”   

Em razão do trem de força e dos eixos serem 100% Scania, a garantia de fábrica é um diferencial decisivo para a escolha do novo veículo. “Os caminhões 10x4 atuam nas condições mais severas e por isto precisam ter o máximo de produtividade. Algo possível apenas se houver alta disponibilidade. Nesse cenário é que, de fato, faz a diferença ter os serviços customizados para a aplicação fora de estrada. E, a rede Scania é a mais preparada do mercado.”   

Para o cliente obter o ápice de retorno, o amplo portfólio dos Serviços Scania contempla manutenções nos lugares mais remotos, soluções personalizadas de  atuação no local da mina ou no canteiro da obra, mecânicos dedicados, gerenciamento e estrutura física de oficina. Além de programas de manutenção (PMS), serviços de gestão de frota, programa completo de treinamento e coaching para os motoristas (Driver Services), sistema de troca exclusivo, intervalo de manutenções personalizadas, sistema de diagnose e programação.

Conectividade na mineração

Os Serviços Conectados Scania também estão disponíveis para o G 540 10x4 XT Heavy Tipper. Na aquisição já estará incluso o completo pacote Desempenho por um ano, de forma gratuita. Ele incorpora os benefícios do pacote de entrada Análise e permite a leitura e a identificação detalhada de dados da operação, tanto para informações dos veículos quanto individualmente por motorista. 

Para aproveitar ao máximo a conectividade pelo uso dos dados gerados na operação, o cliente pode contratar o Scania Fleet Care com um Gestor de Frota, que terá o objetivo de aumentar a disponibilidade e a confiabilidade dos veículos e diminuir custos. Ferramentas inteligentes ajudam a planejar a manutenção e os reparos de modo a serem feitos no tempo ideal e com o mínimo de paradas. O serviço é tão avançado a ponto de indicar se um condutor precisa ser treinado ou reorientado em pontos específicos, como por exemplo na utilização do freio auxiliar Scania Retarder ou no controle da marcha lenta. Uma vantagem determinante na garantia da segurança e na redução dos custos operacionais.

Também estão à disposição os programas de manutenção Scania (PMS) para obter a melhor performance com a máxima economia. Para cada cliente haverá um estudo completo das necessidades a fim de personalizar o programa ideal.

Para aquelas minas ou canteiros de obras distantes, de difícil acesso ou aonde os caminhões trabalham sem sair do confinamento, a Scania disponibiliza  soluções para atender os clientes. O atendimento remoto é uma delas. Ele pode ter um ou mais pontos de apoio no local para agilizar o fornecimento das peças e da manutenção. Ainda abrange estoque de peças utilizadas, ferramentas e equipamentos previstos na manutenção e a presença de técnicos especializados para pronto atendimento. Além dele, a Scania pode instalar contêineres de oficina, de peças e loja in company no ambiente de trabalho do veículo.

Há também os Serviços Dedicados em que uma filial da concessionária é montada dentro da estrutura da operação fora de estrada. Ao atender o cliente nas suas instalações há eliminação imediata de tempo de deslocamento e espera até o concessionário. O resultado é a racionalização dos custos operacionais. 

Sistema de troca de peças

Para o novo G 540 10x4 XT Heavy Tipper, e também para os caminhões da atual linha XT vocacionada à mineração e construção, a fabricante oferece o Sistema de Troca Scania, exclusivo para o segmento, com mais itens disponíveis e a mesma garantia de uma peça nova. Entre as novidades incorporadas estão caixa de câmbio, freio auxiliar Scania Retarder, planetária e diferenciais. A variedade de peças originais remanufaturadas da Scania garante a mesma qualidade que as novas, mas numa aquisição mais econômica (a média de redução dos preços pode chegar a 50%). Além de assegurar a rapidez da entrega e da troca no veículo evitando perda desnecessária de hora trabalhada.

Site Optimisation

O Site Optimisation, que chegou junto com a linha Heavy Tipper, em 2017, agora também está disponível para os clientes do 10x4. O Site Optimisation forma uma parceria entre Scania, rede e cliente a fim de propiciar uma profunda análise do negócio e implementar princípios de produção enxuta e melhores práticas para obter a otimização do custo operacional e da produtividade nas operações da mineração. Ele congrega uma plataforma integrada de algoritmos inteligentes, métodos e práticas modernas adequadas a possibilitar ao cliente a rentabilidade ideal no negócio do transporte, desde a produção até o fornecimento. Por meio dele será possível identificar e abrandar aspectos de ineficiência que atrasam os valiosos tempos do ciclo de produção, a logística de fornecimento, além das iniciativas de segurança e sustentabilidade para reduzir riscos e aumentar a receita.

Após a avaliação do local da operação e da oficina do cliente, a Scania apresenta um projeto de soluções de otimização completa. Um especialista da Scania vai trabalhar de maneira independente na identificação de pontos de ineficiência, vai tornar o uso dos equipamentos mais eficiente e melhorar a rentabilidade.