Vale realiza sua primeira transação de minério de ferro via blockchain

Carregamento de 176 mil t do produto Brazilian Blend Fines (BRBF) deixou o Terminal Marítimo Teluk Rubiah, na Malásia, e foi entregue na China para a Nanjing Iron & Steel Group

Por Conexão Mineral 04/09/2020 - 13:27 hs
Foto: Vale

A Vale completou nesta quinta-feira sua primeira venda de minério de ferro utilizando a tecnologia blockchain. Um carregamento de 176 mil toneladas do produto Brazilian Blend Fines (BRBF) deixou o Terminal Marítimo Teluk Rubiah, na Malásia, e foi entregue na China para a Nanjing Iron & Steel Group International Trade Co. Ltd., uma subsidiária da Nanjing Iron and Steel Co., Ltd. (NISCO).

Este é um marco importante rumo à digitalização do processo de vendas ao trazer inovação para as transações que normalmente demandam um grande uso de papel e ao oferecer um nível de serviço mais elevado para os clientes, além de previsibilidade na cadeia de valor do aço.

A carta de crédito foi emitida por meio da plataforma de blockchain da Contour enquanto os documentos de navegação e de embarque foram transferidos via eSS DOCS. A transação também teve o suporte dos bancos DBS Bank Ltd e Standard Chartered Bank Malaysia Berhad.

A transação integrada permite segurança e transparência de ponta a ponta, com visibilidade em tempo real da documentação para todos os participantes. Também há uma redução significativa da quantidade de emails e papéis utilizados, além de uma melhor experiência de usuário com o acesso a uma solução única.