Jaguar Mining fecha contrato estratégico com a Iamgold

Por Conexão Mineral 28/08/2020 - 16:08 hs
Foto: Iamgold
Jaguar Mining fecha contrato estratégico com a Iamgold
Acordo entre Jaguar Mining e Iamgold permite exploração de áreas no Quadrilátero Ferrífero

A Jaguar Mining assinou contrato com a  Iamgold  Corporation, contemplando o arrendamento de 28 direitos minerais para exploração, em uma área de cerca de 27.141,75 hectares na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais. O acordo estipula que a Jaguar tem a opção de ganhar uma participação inicial de 60% no pacote, gastando U$ 6,0 milhões em despesas de exploração ao longo de quatro anos, começando no terceiro trimestre deste ano.

A Jaguar será a operadora do projeto, e estará sujeita à supervisão por uma comissão técnica com representantes de ambas as empresas. De acordo com os termos do contrato, o período de acordo incluirá uma despesa mínima de U$ 500.000 por ano, e o programa de exploração deve incluir a conclusão de um mínimo de 5.000 metros de sondagem diamantada ao longo do prazo do contrato de opção. Após a Jaguar adquirir uma participação inicial de 60%, a IAMGOLD pode optar por participar e financiar sua parcela pro-rata das despesas em andamento em uma Join Venture 60/40, que será formada para esse fim e será acordada por ambas as empresas. Assim que Join Venture 60/40 estiver em vigor, ambas as partes serão obrigadas a financiar sua parcela pro-rata para despesas correntes ou estarão sujeitas a diluição. Qualquer uma das partes deve diluir para <10%.

“O Acordo do Quadrilátero Ferrífero com a IAMGOLD servirá para aprimorar e expandir o foco estratégico da Jaguar. Nos últimos dois anos, nossa equipe de exploração montou um portfólio de alvos de qualidade em uma das regiões geológicas de greenstone belts mais prolíficas do mundo. A oportunidade de aumentar as metas de exploração com o acordo do Quadrilátero Ferrífero, nossa produção sustentável e capacidade excedente da planta, sustentada por um recurso mineral em expansão e estoque de reserva mineral, pode facilmente apoiar iniciativas de exploração de crescimento”, afirma Vernon Baker, CEO da Jaguar Mining.

“Na Jaguar, estamos muito satisfeitos com a oportunidade de trabalhar com nossos vizinhos de longa data, Iamgold. O Acordo permitirá que a equipe geológica explore, defina e faça testes de sondagem de terras do Quadrilátero Ferrífero com alto potencial. Uma descoberta, independentemente do tamanho, pode potencialmente ser processada na nossa unidade de Paciência, que hoje está subutilizada pela Jaguar”, declara Jon Hill, VP de Geologia e Exploração da Jaguar Mining.