MRN realiza manutenção e restauro em equipamento estratégico

Operação complexa envolvendo 75 funcionários é conduzida por Josiane de Andrade, técnica em Planejamento de Manutenção da mineradora

Por Conexão Mineral 31/07/2020 - 14:37 hs
Foto: MRN
MRN realiza manutenção e restauro em equipamento estratégico
Manutenção iniciada em 26 de julho prosseguirá até 01 de agosto

Com uma extensa trajetória na área de manutenção industrial e há quatro anos na Mineração Rio do Norte (MRN), a técnica em Planejamento de Manutenção Josiane  de Andrade, 38 anos, está conduzindo um novo desafio na maior mineradora de bauxita do Brasil, que fica em Porto Trombetas, Oeste do Pará.  Ela lidera o planejamento e acompanha a troca do redutor e adequações da roda de caçamba para a instalação do novo conjunto de acionamento do equipamento RRC-220-01, que é estratégico para a planta de beneficiamento desta mineradora.

Esta máquina é responsável pelo processo de alimentação da planta de beneficiamento, onde passa o minério britado, que proporciona a qualidade da bauxita e sua manutenção ocorre a cada 10 anos. A operação conduzida por Josiane envolve 75 colaboradores, começou no domingo (26/07) e segue até o dia 01/08.  “Esta manutenção irá garantir a confiabilidade do equipamento. No planejamento, consideramos uma manutenção realizada no passado, que seria incrementada a uma nova etapa da atividade: a necessidade de modificação na estrutura da roda de caçamba, para receber uma nova configuração do redutor, que foi reformado. Também fiz muita pesquisa nos projetos já existentes e em novos projetos sobre essa manutenção”, relata Josiane.

Movida por experiências desafiadoras, Josiane já liderou outro processo de manutenção. “Já fui Supervisora de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM). Gosto muito de desafios. Trabalhar em uma operação onde a maioria dos profissionais é formada por homens não muda em nada meu comportamento para atuação. Tenho o respeito e a colaboração dos colegas e muita troca de experiências”, completa.

O engenheiro Henrique Duarte, que coordena o PCM e as inspeções na mina e no porto, comenta que esta operação requer uma atenção especial com vários detalhes de planejamento e a interface com profissionais que atuam há vários anos na MRN. “A Josiane está conduzindo este processo de forma precisa, pesquisando as informações com postura firme e segura em todo o trabalho”, comenta Henrique Duarte.

 

Josiane de Andrade, técnica em Planejamento de Manutenção da MRN (foto: MRN)


Modificação na estrutura da roda de caçamba permitirá uma nova configuração do redutor, que foi reformado (foto: MRN)