Projetos desenvolvidos em conjunto com funcionários da Usiminas geram três patentes

Invenções na usina de Ipatinga já estão registradas no INPI

Por Conexão Mineral 26/06/2020 - 10:59 hs
Foto: Usiminas
Projetos desenvolvidos em conjunto com funcionários da Usiminas geram três patentes
Instalações da Usiminas em Ipatinga

Com longo histórico de pesquisa e desenvolvimento voltadas à siderurgia, a Usiminas registrou três novas patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), autarquia responsável pelo tema no Brasil. Os projetos e dispositivos patenteados foram desenvolvidos por grupos de colaboradores da Usina de Ipatinga e, cada inventor têm direito aos benefícios da inovação em conjunto com a empresa. 

A primeira patente é relativa a processo e equipamento para reparação de juntas e trincas em materiais cerâmicos refratários. A invenção aplica-se aos fornos de coqueria, que, frequentemente necessitam de reparo por solda cerâmica nas paredes laterais e apresentam limitações dimensionais e estruturais para utilização de equipamentos convencionais de desbaste. 

O método e dispositivo propostos representam ganhos na produtividade dos fornos, por possibilitar obter uma melhor qualidade da solda cerâmica e menor perda na temperatura do forno. Proporciona também um ganho com a redução do volume de material projetado na execução da solda cerâmica, além de permitir uma limpeza eficiente no equipamento e apresentar um baixo risco na operação.

A segunda patente concedida pelo INPI é para um dispositivo de selagem do canal da panela de aço e para uso da solução. A invenção criada por três colaboradores da companhia impede a obstrução do canal de abertura da válvula da panela durante a etapa de aquecimento de preparação. Desse modo, o tempo de exposição do operador ao calor é reduzido, assim como o próprio tempo de preparação, que cai de 40 para 10 minutos. O dispositivo também elimina a necessidade de uso de areia de cromita nas panelas de ação durante o processo de aquecimento, reduzindo o custo do processo.

Já a última patente registrada trata de um método e de um dispositivo para aferição de célula de carga utilizada na calibração de balanças industriais de grande porte. O dispositivo e o método desenvolvidos na Usiminas são capazes de aferir a balança através de célula de carga, identificando se sua calibração está de acordo com os padrões.

“Para a Usiminas, a concessão dessas novas patentes é um diferencial importante para a competitividade e mostra para o mercado o empenho da empresa em avançar continuamente no desenvolvimento tecnológico e na melhoria de seus processos”, explica Murilo Iglesias de Almeida, da Diretoria Corporativa de Pesquisa, Propriedade Intelectual e Padronização Tecnológica. A companhia mantém o maior Centro de Pesquisas dedicado ao setor siderúrgico na América Latina e já tem cerca de 516 patentes concedidas no Brasil e no exterior.