Caminhões autônomos da Caterpillar já transportaram 2 bilhões de toneladas

Por Conexão Mineral 02/06/2020 - 16:19 hs
Foto: Caterpillar
Caminhões autônomos da Caterpillar já transportaram 2 bilhões de toneladas
Caterpillar possui mais de 275 caminhões autônomos em operação

A Caterpillar está novamente alcançando um marco significativo na indústria da Mineração com os sistemas de transporte autônomos — atingindo 2 bilhões de toneladas (2,2 bilhões de toneladas curtas) transportadas usando o Cat® MineStar™ Command for hauling. Em 16 meses, a Caterpillar dobrou a quantidade transportada desde que atingiu 1 bilhão de toneladas transportadas em novembro de 2018.

"Em pouco mais de seis anos, transportamos com segurança 2 bilhões de toneladas — um marco significante que alcançamos mais rápido que nossos concorrentes", disse Sean McGinnis, gerente de produto de tecnologias e soluções MineStar. Esse marco torna o Command for hauling a solução comercialmente mais produtiva disponível e é algo que a indústria, principalmente de mineração, está percebendo.”

Desde o lançamento comercial do Command for hauling em 2013, a Caterpillar tem continuamente melhorado a velocidade de implementação desta tecnologia nas operações dos nossos clientes. "Estamos lançando o Command em mais locais e implementando-o mais rapidamente, para que mais de nossos clientes possam se beneficiar dos ganhos de segurança e produtividade que o transporte autônomo proporciona", disse McGinnis.

McGinnis credita a contribuição dos clientes da Caterpillar pelo sucesso do Command for hauling. “Um dos motivos pelos quais a Caterpillar teve tanto sucesso em expandir o Command e prover resultados expressivos é porque ouvimos e fazemos parceria com nossos clientes. Eles identificam recursos, funcionalidades e até os modelos de caminhões autônomos de que precisam para suas operações.”

Nos últimos seis anos, as tecnologias e soluções MineStar têm continuamente aumentado sua experiência em operações autônomas — não apenas em equipamentos de transporte, mas também com tratores de esteiras, brocas e carregadeiras subterrâneas autônomas. "As habilidades e os conhecimentos de nossa equipe MineStar são um grande diferencial no setor", disse John Deselem, gerente global de operações autônomas. “Além de melhorar a implementação do sistema, nos tornamos consultores confiáveis para os sites de mineração buscando extrair o valor do que a autonomia torna possível. Ouvimos suas necessidades e então trabalhamos juntos para criar a solução ideal para as operações de acordo com as aplicações de nossos clientes”, conclui Deselem.

Até o momento, a Caterpillar possui mais de 275 caminhões autônomos em operação – e esse número continua aumentando. "O impulso para a mineração autônoma não mostra sinais de desaceleração", disse McGinnis. "Temos projetos em andamento com várias grandes empresas de mineração, quer expandindo suas operações atuais de transporte autônomo ou implementando novas minas."

A frota autônoma da Caterpillar é composta por caminhões Cat 789D, 793D, 793F e 797F, além de uma frota de caminhões Komatsu 930Es. O caminhão autônomo diesel elétrico Cat 794 CA estará pronto para o operar no modo autônomo ainda este ano. Os caminhões equipados com Command já percorreram mais de 67,6 milhões de quilômetros sem acidentes de trabalho com afastamento.

"O Command for hauling provou seu valor para os clientes de mineração", disse McGinnis. “Esse valor se reflete no ritmo em que a frota autônoma da Cat alcançou este marco. A frota está crescendo rapidamente e a produção nas minas continua aumentando à medida que as mineradoras se beneficiam da maior produtividade do caminhão bem como do aumento da utilização efetiva do equipamento, da operação consistente e dos custos reduzidos que esses caminhões proporciona.