Mineração Paragominas recebe premiação por gestão de ativos

Por Conexão Mineral 18/10/2019 - 14:08 hs
Foto: Mineração Paragominas
Mineração Paragominas recebe premiação por gestão de ativos
Gustavo Lopes, gerente do Sistema de Gestão Bauxita & Alumina da Mineração Paragominas

A mina de bauxita da Hydro recebeu o reconhecimento de empresa pioneira na implementação da gestão de ativos, segundo a norma 55000, durante o 34º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, promovido pela Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman) e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que se encerra hoje (18/10), em Vitória, no Espírito Santo.

O prêmio foi entregue a Gustavo Lopes, gerente do Sistema de Gestão Bauxita & Alumina, que apresentou no Congresso o case “As Melhores Práticas em Gestão de Ativos da Hydro – Mineração Paragominas”. Apenas três empresas brasileiras receberam o reconhecimento: Mineração Paragominas, ArcelorMittal e SABESP.

Em janeiro de 2014, foi implementado o ISO 50000, certificação específica para o Sistema de Gestão de Ativos, e as empresas começaram a perceber a importância de ter seus riscos mapeados e controlados. Associar a gestão de ativos à estratégia das empresas é algo relativamente novo no Brasil. “Estamos sendo pioneiros no sistema de gestão integrado e eficaz, contemplando todas as áreas da organização para garantir a operação com sustentabilidade a longo prazo. Nossos processos vão além das exigências da legislação, com especial atenção com a comunidade em que atuamos”, afirma Gustavo.

O gerente destaca que o sistema de gestão da companhia favoreceu a implementação da norma na mina de bauxita, o que leva a empresa a um cenário no qual os ativos passam a gerar valor para a organização. “Recebemos uma consultoria para avaliar e fornecer um diagnóstico de maturidade do nosso sistema de gestão de ativos e do BABS (Bauxite & Alumina Business System). Depois de uma análise profunda da organização, proporcionando aprendizado na implementação e aperfeiçoamento, a Mineração Paragominas alcançou um novo patamar na gestão de ativos. O prêmio é um reconhecimento público e notório do empenho da companhia”, destaca Gustavo.

“É preciso entender que estamos em processo de transformação, uma mudança cultural com foco em sustentabilidade do negócio, que vem sendo difundida e ganhando espaço junto à alta administração das empresas. Baseados nos valores da Hydro, estamos indo além da gestão que equilibra custos e riscos, melhora o desempenho, permite decisões assertivas e criteriosas, promove a aderência de todos os colaboradores e reduz falhas. É também um novo modelo que vem sendo seguido por diversos segmentos de mercado”, afirma Evilmar Fonseca, diretor industrial da Mineração Paragominas.

O congresso realizado pela Abraman abordou temas como Sustentabilidade Empresarial, Produção, Engenharia, Manutenção, Operação, Gestão de Ativos, Indústria 4.0, Confiabilidade, Planejamento, Terceirização, Segurança, Meio Ambiente, Saúde, entre outros.