DrillGeo utiliza nova tecnologia em sondagens na Mineração Caraíba

Equipamento compacto da Epiroc é o escolhido para a realização do trabalho

Por Conexão Mineral 04/10/2019 - 16:39 hs
Foto: Epiroc
DrillGeo utiliza nova tecnologia em sondagens na Mineração Caraíba
Trabalhos de sondagem na Mineração Caraíba

A DrillGeo está utilizando uma nova tecnologia para perfuração de sondagem com testemunho da superfície, em serviço realizado para a Mineração Caraíba em sua operação no Distrito de Pilar, na Bahia. O equipamento empregado é o Epiroc Boyles C5C,  carreta de perfuração compacta,  desenvolvida para oferecer robustez e operar em ambientes adversos.

Apesar de seu pequeno porte, que permite inclusive o transporte através de helicóptero, a Epiroc Boyles C5C oferece o torque e RPM necessários para o núcleo BO-PO, o que a torna a carreta de perfuração mais potente de sua categoria, segundo o fabricante, com capacidade de profundidade de perfuração que chega a 800m ao perfurar furos de tamanho N.

“Os testemunhos geralmente apresentam mais qualidade, a recuperação é melhor do que a anterior e a produção da sondagem com as máquinas novas também é melhor”, afirma Eduardo Henrique, coordenador de Geologia da Mineração Caraíba.

“Na aquisição dos equipamentos optamos prioritariamente por segurança. Um equipamento mais versátil, mais leve e que pudesse chegar às profundidades que nós precisávamos, atendendo aos anseios dos nossos clientes ”, diz Francisco Sampaio, Gerente de Contratos da DrillGeo, que destaca também o consumo de coroas até 20% menor.

“Você tem facilidade com os parâmetros de perfuração, com a chegada da máquina meu trabalho ficou bem mais produtivo”, relata Jorge Augusto, Operador de Sonda da DrillGeo. Segundo o fabricante, todas as funções de perfuração são gerenciados em um painel de fácil utilização.

“Uma máquina de uma capacidade tecnológica fabulosa, vários sensores, protegendo justamente a ingerência do ser humano na operação”, ressalta Gilberto Pedreira, diretor Operacional da DrillGeo.