Projeto de manutenção das caldeiras da Alunorte reduziu em 94% perdas financeiras e aumentou em 500% atividade contínua

Case de sucesso, que contou com investimento de R$ 7,5 milhões, será apresentado no 17º Simpósio Internacional de Confiabilidade

Por Conexão Mineral 23/08/2019 - 16:00 hs
Foto: Alunorte
Projeto de manutenção das caldeiras da Alunorte reduziu em 94% perdas financeiras e aumentou em 500% atividade contínua
Alunorte usou a Metodologia Life Data Analysis (LDA) para coleta de dados e avaliação de vida útil

A Alunorte apresentará o case “Metodologia LDA para aumento da campanha em caldeiras de alta pressão”, no 17º Simpósio Internacional de Confiabilidade (SIC), que ocorrerá entre 28 e 30 de agosto, no Golden Tulip Porto Vitória, no Espírito Santo. O projeto integra o Painel 10 do evento e destaca que a refinaria de alumina, localizada em Barcarena, no Pará, realizou investimentos da ordem de R$ 7,5 milhões desde 2017, quando aplicou a metodologia Life Data Analysis (LDA) para a coleta de dados e avaliação do tempo de vida útil de duas caldeiras de alta pressão, do total de doze que estão instaladas na planta.

A coleta de dados foi realizada pelo software Weibull ++ com o objetivo de promover a análise probabilística e estatística do desempenho. Com o suporte da ferramenta, foi definido o intervalo de manutenção preventiva e um planejamento de melhorias para ampliar a durabilidade operacional dos equipamentos. O resultado foi o aumento de 500% na atividade contínua (passou de 35 para mais de 220 dias) e redução de 94% nas perdas financeiras anuais das caldeiras.

Na planta industrial, as caldeiras de alta pressão beneficiam o processo produtivo pela geração de vapor, proporcionando energia para ser aplicada em máquinas. “Temos um compromisso com a excelência, confiabilidade e inovação nas operações da Alunorte. Podemos citar como exemplo de melhoria destas caldeiras a detecção de uma falha em um conjunto de tubos, que conseguimos ajudar com o desenvolvimento de um protótipo de proteção – conhecido como escudo”, destaca o engenheiro mecânico de manutenção, Everton Mendonça, que apresentará o trabalho durante o simpósio.

O engenheiro destaca que uma equipe altamente especializada recebe frequentemente diversos treinamentos focados em engenharia de confiabilidade. “Somente com a implantação do escudo, já reduzimos em 60% o número de paradas das duas caldeiras. Cada uma das paralisações evitadas poderia levar até duas semanas para conclusão da limpeza e manutenção da caldeira”, comenta Everton. Essa é a experiência de sucesso que será compartilhada com especialistas e outras empresas participantes do SIC. Os próximos passos apontam para o desenvolvimento de um escudo ainda mais robusto, sem necessidade de troca, com uma nova estrutura de soldagem e limite mais amplo de espessura na proteção que deve ser instalado até 2020. 

“Confiabilidade na Gestão de Risco” é o tema principal do Simpósio, evento destinado a engenheiros com diversas formações, focado em debater como a Engenharia da Confiabilidade em sinergia com a tecnologia pode ser fundamental para atingir os resultados na gestão de ativos, permitindo que as empresas alcancem novos patamares de eficiência operacional. São apresentados cases práticos da aplicação da Engenharia da Confiabilidade em iniciativas para aumento da disponibilidade, produtividade e rentabilidade nas corporações.