Empregados da CMOC recebem certificação internacional em lubrificação de máquinas

No Brasil, apenas 135 profissionais possuem essa qualificação

Por Conexão Mineral 16/08/2019 - 15:54 hs
Foto: ICML

Um grupo de cinco empregados da Copebras conquistou uma das mais importantes certificações internacionais na área de lubrificação de máquinas. No Brasil, apenas 135 profissionais possuem a qualificação Level I Machine Lubricant Analyst (MLA I), conferida pelo International Council for Machinery Lubrication (ICML), organização que promove exames sobre lubrificação de máquinas, em todo o mundo.

“O conteúdo da prova é idêntico no Brasil, Estados Unidos ou China. Quem é aprovado estudou muito e internalizou os melhores conceitos globais sobre lubrificação. Tem que acertar mais de 70% em um teste rigoroso para ser certificado”, explica o coordenador de Manutenção da Copebras, Rodrigo Werneck Athouguia.

Foi Rodrigo quem selecionou outros dez funcionários da empresa, além dele mesmo, para a prova do ICML. Eles fizeram curso preparatório de 40 horas, com aulas técnicas e teóricas, na consultoria Noria Brasil, especializada em treinamentos de lubrificação industrial. Cinco deles foram aprovados. “Devido à complexidade do teste e o índice de aprovação, é um número expressivo”. Além de Rodrigo, também foram certificados pelo ICML, Antônio Manoel da Silva Neto; Ricardo Elias Barbosa; Guilherme Ariel Ferreira; e Tiago Amâncio da Silva.

De acordo com o coordenador de Manutenção, cerca de 70% das falhas em equipamentos estão relacionadas ao desgaste das peças, e a lubrificação tem relação direta nisso. “Com a capacitação do pessoal, reduziremos o custo operacional, teremos melhor aproveitamento e disponibilidade dos nossos ativos”, afirma.

A conquista dos empregados da Copebras é o primeiro passo para um novo projeto da empresa, que pretende, até o final deste ano, inaugurar uma sala de lubrificantes na unidade de Fosfatos, em Catalão, Goiás. “O espaço será para o armazenamento de materiais e segue os conceitos que vimos no curso. A ideia é aprimorar a rotina de trabalho, e compartilhar os conhecimentos adquiridos com o restante da equipe”, destaca o coordenador.

O International Council for Machinery Lubrication (ICML) é uma organização que oferece testes e certificações a profissionais da área de lubrificação de máquinas. Seus exames estão de acordo com o ISO 18436 (que especifica requisitos para qualificação e avaliação do responsável pelo monitoramento e diagnóstico da condição do maquinário usando a análise de lubrificantes).