Lucara anuncia nome escolhido para diamante de 1.758 quilates

Por Conexão Mineral 19/07/2019 - 13:44 hs
Foto: Lucara Diamond
Lucara anuncia nome escolhido para diamante de 1.758 quilates
Sewelô foi o nome escolhido pela Lucara

A Lucara Diamond anunciou o nome escolhido para seu diamante de 1.758 quilates, extraído em abril na mina Karowe: Sewelô, que significa "descoberta rara" em Setswana (uma das línguas de Botsuana, que tem o inglês como idioma oficial).

O nome foi selecionado entre as mais de 22 mil sugestões recebidas em um concurso, que foi aberto a todos os cidadãos de Botsuana. O nome vencedor foi anunciado durante um grande evento de gala oferecido pela Lucara, com a presença do presidente da República de Botsuana, Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi.

A mineradora já finalizou a análise de Sewelô e está planejando os próximos passos para a venda do diamante. “O maior diamante recuperado na história do país foi nomeado pelo povo do Botsuana esta noite em uma celebração do sucesso alcançado. Lucara orgulha-se de partilhar as suas conquistas com todas as partes interessadas em Karowe e no povo de Botsuana", afirmou o CEO da mineradora, Eira Thomas, durante o evento.

Sewelô não é o primeiro diamante de destaque de Karowe. Constellation, um diamante de 813 quilates foi vendido por US$ 63,1 milhões. Lesedi La Rona, de 1.109 quilates, foi encontrado em 2015 e vendido em 2017 para a Graff por US$ 53 milhões, gerando uma pedra lapidada de 302,37 quilates. 

A mina Karowe tem reservas para operar sua mina  a céu aberto até 2026, mas estudos indicam potencial para uma operação subterrânea até pelo menos 2036. 


Lesedi La Rona foi encontrado em 2015 e vendido em 2017 para a Graff

(foto: Lucara)