Vale suspende processamento de níquel de Onça Puma
A Vale informou que suspendeu ontem (17/6) as atividades de processamento de níquel da usina de Onça Puma, localizada em Ourilândia do Norte, no Pará. De acordo com as informações divulgadas pela empresa, "a extração mineral das minas de Onça Puma está suspensa desde setembro de 2017, por força de decisão judicial anterior, decorrente de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal contra a Vale, o Estado do Pará e a Fundação Nacional do Índio (Funai), pleiteando a suspensão das atividades de mineração em Onça Puma".
Ainda segundo a mineradora, "embora não tenha sido formalmente intimada, a Vale tomou conhecimento de decisão proferida por desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinando a suspensão das atividades da usina onde era transformado o minério e, por esse motivo, decidiu pela interrupção das atividades de processamento em Onça Puma. Continuamos a contestar e recorrer das decisões de paralisação, ação reforçada por sete laudos de peritos nomeados pelo juiz federal competente".
Produção iniciou em 2011
Onça Puma está construída sobre uma jazida de níquel laterítico saprolítico e o investimento total foi estimado na época em torno de US$ 2,8 bilhões. A primeira produção de ferro-níquel, produto final de Onça Puma, ocorreu em março de 2011.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025