SSAB lança Hardox 500 Tuf, sua nova geração de chapas antidesgaste

Por Conexão Mineral 08/12/2018 - 00:15 hs

A siderúrgica SSAB lançou na M&T Expo 2018 o Hardox® 500 Tuf, nova geração de chapas antidesgaste Hardox® para caminhões basculantes, caçambas de escavadeiras e contêineres. Além dele, a SSAB também apresentou amostras de tubos do aço antidesgaste Hardox e tubos do aço de alta resistência Strenx, que possibilita a fabricação de máquinas e outras grandes estruturas mais resistentes, mais leves, mais eficientes e que possuem um maior alcance. 

Segundo Luiz Monegatto, diretor geral de Vendas  América do Sul - Atlântico, a feira é um dos principais eventos do setor, que traz ótimos resultados para a SSAB. “A M&T Expo é uma grande oportunidade para fortalecermos a nossa presença no setor de Construção Civil, Mineração e Transporte, e também fazer uma aproximação com os usuários finais, nas áreas de Engenharia e Pós-Venda”, afirma Monegatto. “Com os sinais de retomada na economia no Brasil, estamos com expectativas elevadas para a edição de 2018 do evento”, comenta. 

O Hardox® 500 Tuf é suficientemente resistente para atuar como um material estrutural em caminhões fora-de-estrada, caminhões basculantes e caçambas de escavadeiras. Seu desempenho também é comprovado em climas frios e condições abaixo de zero. A resistência superior ao desgaste e à deformação permite uma maior durabilidade e a capacidade de suportar impactos pesados.

O lançamento da SSAB foi projetado para proporcionar um bom desempenho em condições de trabalho insalubres, incluindo carga e descarga de rochas pesadas e pontiagudas em pedreiras e minerações, manuseio de sucata de metal pesada e de grandes dimensões e na demolição quando peças de concreto que possuem rebarbas são carregadas ou descarregadas em caminhões basculantes.

Lábio ou borda fabricados separadamente em casos de desgaste pontual

A FEX, empresa parceira da SSAB como Hardox Wearparts, expôs na M&T Expo 2018 uma caixa de argamassa feita em Strenx da SSAB, destinada à área da construção civil.

De acordo com Carlos Henrique Ayub Santos, consultor técnico da FEX, um grande problema desse setor é que aços como o 1020 não suportam o trabalho severo. "Para retirar o material que resseca nas paredes da caixa, são utilizadas marretas e bate-se muito no produto, e o aço comum não aguenta", explica. "Nossa solução foi apresentar aos clientes a confecção da caixa em aço Hardox ou Strenx, analisando caso a caso, para que possamos personalizar o atendimento ao usuário final", avalia. O produto já está no mercado.

Além da caixa argamassa, a FEX também mostrou aos visitantes miniaturas em escala do trabalho que desenvolve: uma linha vasta de peças produzidas com os aços de alta resistência da SSAB para a indústria pesada (mineração e construção), assim também como a de transporte florestal e colheita. "Interessante destacar que estes produtos, conseguimos produzi-lo em sua integralidade. Porém, se há uma necessidade das peças em separado porque o equipamento tem um desgaste pontual, como por exemplo, lábio ou borda de desgaste, fabricamos as peças avulsas e fazemos a montagem e entrega como se fosse um lego", pondera o consultor da fabricante.

Dentre os produtos expostos, uma linha voltada às lâminas de desgaste; revestimento de implemento de transporte, que são as caçambas de transporte de minérios; fundo de misturador de concreto com facetas descartáveis e remontáveis, que também são feitas em aço Hardox; e também, conchas, Disco VSI, peneiras, canecas de condução e chapas de óculos. “A grande vantagem do nosso trabalho é ir até o cliente e questionar qual é a sua utilização, a sua prática, para que possamos desenvolver um produto personalizado, customizando o atendimento de acordo com a necessidade do cliente”, completa o consultor.

A FEX é parceira da SSAB há mais de cinco anos nos programas Hardox Wearparts, programa que garante aos consumidores de peças antidesgaste a utilização de chapas Hardox na produção de peças, equipamentos e serviços; e no My Inner Strenx, programa de qualidade que identifica os produtores e os produtos feitos de aços superiores, bem como as técnicas de produção com controle de qualidade para as suas exigentes aplicações.