Eliminação das barragens de rejeitos por meio do peneiramento à umidade natural

Por Conexão Mineral 10/10/2018 - 18:43 hs
Foto: Haver
Eliminação das barragens de rejeitos por meio do peneiramento à umidade natural
Peneira vibratório excêntrica

Com o aumento da exportação do minério de ferro para os mercados asiáticos e consequentes novos parâmetros nas especificações, principalmente granulométricas, viabilizaram-se importantes mudanças no processo produtivo, como por exemplo, a classificação do minério em sua umidade natural.

Esta mudança do processo, que se iniciou com o minério de maior grau de pureza, também esta se expandindo para as minas de menor grau de pureza (abaixo de 62%), tendo como consequência principal a eliminação da água na rota do processo e consequentemente as barragens de rejeitos.

Os principais objetivos desta nova tendência é aumentar a recuperação mássica (capacidade produtiva), diminuir o investimento inicial em equipamentos (Capex), no processo produtivo (Opex) e os impactos ambientais atendendo as condições atuais do mercado, evitando a barragem de rejeito.

Com esta demanda, foi necessária a análise, avaliação e adoção de um sistema dinâmico de classificação vibratória (aceleração em G), de modo a não utilizar sprays de água nas peneiras de classificação, pois, dependendo da época do ano, este minério apresenta uma alta umidade (até 12%) em conjunto com uma grande proporção de material muito fino (até 30% abaixo de 150 microns).

Para atender essa demanda a Haver & Boecker lançou a Peneira Vibratória Excêntrica, que proporciona, segundo o fabricante, melhor desempenho de peneiramento através da maior aceleração específica no material, e que mantem estas condições dinâmicas (aceleração e amplitude constantes) independente das variações do processo, melhorando a performance no peneiramento.

De acordo com a engenharia especializada da Haver, para aplicações críticas, principalmente para materiais de alta densidade, o acionamento excêntrico é o mais indicado devido a não variação da sua amplitude, mantendo assim as condições dinâmicas ideais, enquanto que no acionamento livre estas condições se alteram de acordo com a carga aplicada, através da redução de sua amplitude e alteração do seu movimento, de circular para elíptico, ocasionando uma redução na velocidade de transporte, aumentando a camada do material e impossibilitando a estratificação desse material, que é fundamental para uma boa classificação.

Além disso, estas peneiras contam com telas especiais, Ty-Wire, uma tela híbrida desenvolvida por uma engenharia específica com alma metálica, que preserva as qualidades da tela de poliuretano e reduzem significativamente ocorrências de entupimento..

As Peneiras Vibratórias Excêntricas da Haver proporcionam, segundo a empresa, a performance desejada para aplicações de difícil manuseio, com alta umidade, mesmo sem o uso de água no processo, o que contribui para a solução de um dos grandes problemas enfrentados pela mineração brasileira, a eliminação da barragem de rejeito.