Nexa iniciará abertura de galeria de exploração em Aripuanã

Projeto de zinco, cobre e chumbo está previsto para iniciar a operação no final de 2020

Por Conexão Mineral 09/08/2018 - 08:15 hs
Foto: Nexa Resources

 

A Nexa iniciará uma nova etapa de pesquisa mineral com vistas à futura operação da mina de zinco em Aripuanã, no Mato Grosso, por meio da abertura de uma galeria de exploração. “Vamos poder conhecer como será a mina por dentro. Todas as informações que até hoje dispomos são por conta das sondagens que realizamos aqui de fora, da superfície. Agora será possível conhecer em mais detalhes a mina que vamos operar”, afirma o gerente geral do projeto Marcelo Costa.O Projeto Aripuanã prevê a extração e beneficiamento dos minérios zinco, cobre e chumbo, com previsão de início de operação para o final de 2020. O projeto está em fase de licenciamento ambiental, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT).

Até o final do ano serão realizados os trabalhos de infraestrutura de superfície para, no início de 2019, iniciar a abertura do túnel da galeria. "A instalação da galeria é parte do detalhamento da pesquisa mineral. Não é a implantação do projeto, pois ainda estamos na fase de licenciamento ambiental. Não temos autorização para operar a mina, mas sim apenas pesquisar", explica Costa.

Esse trabalho será todo realizado por um fornecedor da empresa, priorizando a contratação de mão-de-obra local sempre que possível. "Os futuros empregos definitivos virão com a capacitação da mão-de-obra para a implantação do projeto completo e sua operação”, conclui o gerente geral do projeto. As capacitações estão previstas para terem início no segundo semestre.