Global Stone Congress 2018

Global Stone Congress 2018

Com pouco mais de dez anos de história, o GSC testemunhou mudanças significativas no setor de rochas ornamentais, assistindo a um expressivo crescimento da produção mundial e do comércio internacional, bem como ao forte deslocamento das atividades de lavra e beneficiamento para países extraeuropeus. Condicionantes ligadas à sustentabilidade permeiam, cada vez mais estreitamente, cadeias produtivas mínero-industriais como as do setor de rochas. Os materiais de revestimento precisam, a partir de agora, ser estudados sob a perspectiva da chamada economia circular, que se baseia num conceito mais amplo que o da própria sustentabilidade.

De fato, esta é uma dimensão de caráter até impositivo do movimento de globalização de mercados, que resulta na transposição de leis, padrões e normas cada vez mais rigorosos para os países produtores. Neste sentido está sendo orientada a realização do GSC 2018, como um fórum capaz de abrigar a discussão dos desafios e oportunidades relativos à sustentabilidade e ampliação da indústria de rochas ornamentais no século XXI.

Poderão ser assim abordados, em bases técnico-científicas e econômicas, aspectos gerais e específicos afetos a fatores locais e globais de competitividade, tecnologia de processos e produtos, manejo e aproveitamento de resíduos e efluentes, disseminação dos conceitos de ciclo de vida e de economia circular, aperfeiçoamento dos critérios de especificação, colocação e design de revestimentos, além da adequação dos ensaios de caracterização tecnológica, tanto para materiais rochosos naturais quanto artificiais, considerando os diversos ambientes e regiões em que se utilizam.

Objetivos

Reunir especialistas de renome internacional para compartilhar conhecimentos e divulgar os últimos avanços do setor de rochas ornamentais.

Promover a cooperação técnica internacional para o setor de rochas ornamentais, visando a parcerias em pesquisa, inovação e desenvolvimento sustentável.

Avaliar critérios de especificação, aplicação e design de revestimentos, além da adequação dos ensaios normatizados de caracterização tecnológica de rochas.

Discutir o uso histórico e contemporâneo das rochas nas edificações.

Connecting minds in the world of stone: juntar toda a gama de profissionais que atuam no setor, para pensar juntos e buscar soluções para os desafios das rochas ornamentais no Século XXI.

Público-alvo

Arquitetos, designers, engenheiros, geólogos, estudantes universitários e pesquisadores ligados ao setor de rochas ornamentais. Representantes de instituições de pesquisa e ensino, e centros tecnológicos. Fabricantes e fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos. Mineradores, serradores, marmoristas, especificadores de revestimentos e operadores logísticos. Profissionais de comércio exterior, gestores de comunicação, consultores jurídicos especializados, gerentes comerciais. Agentes governamentais de fomento tecnológico e industrial. Bancos regionais de desenvolvimento e investidores em comércio exterior.

O idioma oficial do Global Stone Congress 2018 é o inglês.

Mais informações: http://www.globalstonecongress2018.com.br/port/

 



Data: 26/04/2018
Data Fim: 29/04/2018
Cidade: Ilhéus - BA
Local: Jardim Atlântico Beach Resort