Komatsu comemora 10 anos do caminhão autônomo e cria kit para adaptação dos veículos convencionais

Rio Tinto testou o kit em um 830E e já encomendou 29 unidades

Por Conexão Mineral 30/01/2018 - 11:43 hs
Foto: Komatsu
Komatsu comemora 10 anos do caminhão autônomo e cria kit para adaptação dos veículos convencionais
Modelo Komatsu 830E, da Rio Tinto na Austrália, que recebeu o kit AHS para teste

A Komatsu comemorou ontem (29/01) o décimo aniversário da implantação comercial de seu Sistema Autônomo de Transporte (Autonomous Haulage System - AHS) e quer ampliar a sua participação no mercado disponibilizando a instalação de um kit nos caminhões tradicionais para permitir a operação sem motorista. Atualmente, mais de 100 caminhões autônomos operam na Austrália, América do Norte e América do Sul.

A Komatsu concluiu com sucesso em setembro do ano passado, em uma mina da Rio Tinto, os ensaios do kit de adaptação para o AHS, instalado em um caminhão elétrico Komatsu 830E (carga útil nominal de 220 toneladas). O resultado foi tão satisfatório que a Rio Tinto fez recentemente um pedido de 29 kits AHS para serem instalados em caminhões padrão 830E atualmente operando na mina Brockman 4.

Além de expandir o kit AHS para incluir outros modelos de caminhões da marca, a Komatsu planeja aprimorar as funções de operação com frota mista, para que veículos tripulados de outros fabricantes possam conviver de forma segura. A empresa comprometeu-se a fornecer aos clientes de mineração soluções AHS que atendam à crescente demanda por uma transição gradual da mina existente para totalmente automatizada.

Início no Chile

Em 2005, a Komatsu iniciou o teste do sistema AHS em uma mina de cobre da Codelco, no Chile e conseguiu sua primeira implantação comercial em janeiro de 2008. Uma segunda implantação bem-sucedida ocorreu no final de 2008, em uma mina de minério de ferro da Rio Tinto na Austrália. Atualmente, a Rio Tinto opera caminhões AHS em quatro minas na região de Pilbara, na Austrália Ocidental. Toda a operação AHS é controlada de forma remota do centro de operações da Rio Tinto em Perth, a cerca de 1.500 km das minas. A Komatsu também apoiou, em 2013, o projeto piloto na canadense Suncor para implantar o sistema AHS em uma mina de areias petrolífera/betuminosa.

Até o momento, o sistema AHS opera 24 horas por dia, transportando três commodities diferentes, em seis minas localizadas em três continentes. Até o final de 2017, o AHS registrou um total acumulado de 1,5 bilhão de toneladas de materiais transportados pelo mundo. Na área de segurança, segundo a Komatsu, a operação autônoma é significativamente mais segura do que a tradicional, na qual um pequeno erro de condução pode causar um acidente grave. Ainda de acordo com dados da Komatsu, a produtividade dos seus clientes melhorou, reduzindo os custos unitários de carga e de transporte em mais de 15%, em comparação com os métodos de transporte convencional. Além disso, os controles automáticos otimizados do AHS resultam em 40% de melhoria na vida útil dos pneus em comparação com as operações convencionais, contribuindo também para redução do impacto ambiental, de maneira geral.