Anglo American produziu quase 17 milhões t de minério de ferro em 2017

Para atingir as 26,5 milhões t, mineradora depende da terceira etapa do Minas-Rio

Por Conexão Mineral 26/01/2018 - 15:47 hs
Foto: Anglo American
Anglo American produziu quase 17 milhões t de minério de ferro em 2017
Operação Minas-Rio, da Anglo American

A Anglo American informou que a produção de minério de ferro do Sistema Minas-Rio no quarto trimestre de 2017 foi de 4 milhões de toneladas (em base úmida), uma redução de 19% em comparação com o mesmo período de 2016 em função do já esperado minério de baixo teor. No acumulado do ano, a produção teve um aumento de 4%, chegando a 16,8 milhões de toneladas de minério de ferro. A operação continua o ramp-up dentro da atual capacidade operacional, mas o ritmo foi limitado pelo minério com teor menor, já que a operação utilizou a reserva remanescente da área licenciada da Etapa 2.

Segundo a mineradora, o foco permanece na obtenção das licenças necessárias para a Etapa 3, que permitirá acessar a completa gama de teores do minério bruto e atingir a capacidade nominal de produção anual de 26,5 milhões de toneladas.

A produção de níquel aumentou em 5% no quarto trimestre de 2017, em comparação ao mesmo período em 2016, com um recorde de 11.400 toneladas, resultado de uma estabilidade operacional otimizada, segundo a mineradora. Na operação de Barro Alto (GO), a produção foi de 9.100 toneladas de ferroníquel no quarto trimestre, e na Codemin, em Niquelândia (GO), 2.300 toneladas do produto. No acumulado do ano, a produção total das duas operações foi de 43.800 toneladas.

Operações globais

“Entregamos outro forte desempenho operacional em 2017. O aumento de 5% em 2017 reflete nosso atual foco em produtividade, alcançado apesar da retirada de volumes não lucrativos e de alto custo de platina e carvão metalúrgico, condizente com nossa abordagem para produção disciplinada e orientada para geração de valor. O ramp-up das minas de Gahcho Kué e Grosvenor fez contribuições positivas no nosso perfil de produção em 2017 e um forte desempenho de Sishen resultou em um aumento de 8% na produção de Kumba Iron Ore”, disse Mark Cuttifani, presidente do Grupo Anglo American.