CPRM tem novo estatuto para adequação à lei das estatais

Por Conexão Mineral 25/01/2018 - 07:00 hs
Foto: CPRM

Serviço Geológico do Brasil (CPRM) aprovou, em Assembleia Geral Extraordinária realizada em dezembro, o novo estatuto da empresa, que atende às exigências contidas na nova Lei das Estatais e no Decreto que a regulamentou. A Ata da Assembleia e o novo Estatuto foram publicados em 19 de dezembro 2017, no Diário Oficial da União (DOU).

O novo estatuto, segundo a CPRM,  torna a empresa mais transparente e focada nas demandas da sociedade, além de consolidar o planejamento estratégico da instituição para os próximos anos. Entre as novidades está a criação de unidades internas de governança que, além da auditoria interna e ouvidoria, terão agora áreas de conformidade, de gestão riscos e controles internos. 

O novo estatuto também prevê código de conduta e integridade, que está em fase de elaboração. O código dispõe sobre os princípios, valores e missão da CPRM, que foram atualizados com o planejamento estratégico, bem como orientações sobre a prevenção de conflito de interesses e compliance.

O documento também define duração de mandato, composição e competências dos Conselhos de Administração e Fiscal, além da Diretora Executiva. Estabelece ainda critérios para investidura de cargos de direção na empresa e diretrizes e regras de atuação dos órgãos estatutários. 

A íntegra do estatuto pode ser acessada no portal sa CPRM.