Serviço Geológico disponibiliza dados de 60.000 km² do RS

Dados estão disponíveis no GeoSGB e cobrem 51 municípios

Por Conexão Mineral 28/12/2017 - 12:33 hs
Foto: CPRM
Serviço Geológico disponibiliza dados de 60.000 km² do RS
CPRM realizou mapeamento de geodos de ágata e ametista no Rio Grande do Sul

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) finalizou e disponibilizou no GeoSGB os dados do projeto ARIM (Área de Relevante Interesse Mineral) da porção leste do Estado do Rio Grande do Sul, cobrindo parcial ou totalmente 51 municípios. O trabalho de integração geológico-geofísico foi executado em uma área de 60.000 km² do Escudo Sul-Riograndense, que abrange o Batólito Pelotas e a porção leste do Terreno Tijucas e teve como objetivo a caracterização das principais áreas de mineralizações metálicas, controles e indicação de potencialidade.

Estão disponíveis para consulta pública mapas na escala 1:500.000 de Integração Geológico-Geofísico e Associações Tectônicas e Recursos Minerais, e Mapa de Integração Geológico-Geofísico da Região da Mina Campinas (Sn) na escala 1:80.000. A área apresenta diversos estudos geológicos que foram integrados pelo projeto, com a atualização das bases cartográficas, bem como o estabelecimento de uma ordem cronológica para as diferentes unidades litotectônicas e suas correlações com o contexto geotectônico regional. Os recursos minerais metálicos apresentam algumas áreas potenciais, que precisam ser investigadas com trabalhos prospectivos.

Ágata e ametista

O mapeamento geológico do distrito mineiro de gemas de ágata e ametista em geodos, situado na fronteira oeste do Rio Grande do Sul também foi concluído. A área mapeada abrange o município de Santana do Livramento e parte dos municípios de Quaraí, Alegrete e Rosário do Sul, e totaliza aproximadamente 9.500 Km2.

O trabalho discriminou os derrames de rochas basálticas portadores de geodos com potencial econômico, situando todos os depósitos e ocorrências levantadas em campo e indicando a continuidade das mineralizações nos garimpos de gemas, o que permite o planejamento de novos empreendimentos mineiros na região. O projeto foi desenvolvido na Superintendência Regional da CPRM de Porto Alegre, e os mapas encontram-se disponíveis no GeoSGB, banco de dados, informações e produtos do Serviço Geológico do Brasil.