CPRM contrata empresa para avaliar depósitos de carvão mineral em Candiota (RS)

Serviço Geológico quer realizar a licitação em 2018

Por Conexão Mineral 28/12/2017 - 12:17 hs
Foto: CRM
CPRM contrata empresa para avaliar depósitos de carvão mineral em Candiota (RS)
Depósitos de carvão mineral em Candiota (RS) deverão ser licitados em 2018

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) contratou a SAGA – Consultoria e Serviços de Engenharia para elaboração de avaliação econômica de depósitos minerais de carvão de Candiota, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de licitá-las em 2018, como parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal. O contrato de R$146,7 mil foi assinado no dia 08/12 e a empresa tem 50 dias para apresentar os resultados do estudo.

Candiota é a maior mina de carvão do Brasil. O ativo de carvão de Candiota, localizado no Sudoeste do Rio Grande do Sul, conta com 17 direitos minerários, cobrindo cinco depósitos principais, totalizando quase 28 mil hectares. No total, 90% do carvão mineral do país está localizado no Estado.

Além do carvão de Candiota, outras três áreas de depósitos minerais serão avaliadas: Fosfato de Miriri (PE-PB); Cobre de Bom Jardim (GO) e Zinco de Palmeirópolis (TO).

Todos os projetos que irão a leilão possuem relatórios finais de pesquisa aprovados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), encontram-se em estágio de exploração intermediário a avançado e apresentam infraestrutura local, incluindo facilidades de transporte (rodovias, ferrovias e/ou portos), água, energia e mão de obra qualificada.