Anglo American recupera trilhas de acesso à cachoeiras em Conceição do Mato Dentro (MG)

Projeto deve estimular o turismo na região

Por Conexão Mineral 21/12/2017 - 12:16 hs
Foto: Anglo American
Anglo American recupera trilhas de acesso à cachoeiras em Conceição do Mato Dentro (MG)
Cachoeira Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro (MG)

A Anglo American e a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro (MG) inauguraram ontem (20/12) as trilhas de acesso ao poço da cachoeira do Tabuleiro e à cachoeira Rabo de Cavalo, recuperadas e adaptadas a uma concepção mais moderna de sinalização e segurança. A cerimônia de inauguração dos dois acessos aconteceu na sede do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, a cerca de 19 quilômetros do centro da cidade. De acordo com o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira, “o acontecimento é um marco de relevância singular para o desenvolvimento do turismo sustentável no município”.

A atividade turística  é um segmento importante na economia de Conceição do Mato Dentro e região, que, graças às suas muitas cachoeiras e formações rochosas, tem vocação nata para o ecoturismo e o turismo de aventuras. Com a recuperação das trilhas, a ideia é tornar ainda mais atrativa a visita a esses momumentos naturais tão conhecidos na cidade. 

A cachoeira do Tabuleiro é o mais conhecido cartão-postal da região de Conceição do Mato Dentro. Trata-se da mais alta cachoeira do Estado e a terceira do Brasil, com 273 metros de queda d’água livre, altura equivalente a um edifício de 91 andares. A força da água abriu um poço com cerca de 20 metros de profundidade, em meio a uma área de visual arrebatador, caracterizado pela beleza da queda d’água, o verde da vegetação abundante e pelas instigantes e desafiadoras formações rochosas do entorno.

A Tabuleiro estava com acesso fechado desde maio deste ano, quando a Prefeitura decidiu interditá-la para obras de readequação das trilhas, executadas pela Anglo American. A mineradora cuidou da implantação de novos corrimãos, pontes, escadarias e placas sinalizadoras, além de refazer toda a drenagem do terreno, já que a temporada de chuvas começou.

Segundo o analista de Meio Ambiente da Anglo American, Josimar Gomes, as trilhas já estão prontas para receber os visitantes. “Os últimos detalhes foram finalizados nas duas semanas que se passaram e foi feita uma vistoria completa”, explica.

O acesso para a cachoeira Rabo de Cavalo está liberado ao público desde julho. “A trilha já está aberta e recebendo os visitantes”, comenta Josimar.

O projeto da Anglo American também incluiu a nova sinalização da Estrada do Charco, uma via de acesso que liga as cachoeiras Rabo de Cavalo e Tabuleiro. Com as novas placas, o caminho poderá ser melhor utilizado pelos turistas, tanto para percursos a pé quanto de bicicleta.  A iniciativa, juntamente com a revitalização das trilhas, faz parte de condicionantes  relacionadas ao licenciamento ambiental do Minas-Rio e foi definida de forma conjunta com a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro.

A Anglo American está finalizando também a sinalização da Estrada Ecológica ao longo da MG-010, com placas indicativas dos atrativos naturais e culturais da região. Para o próximo ano, um dos principais projetos da Anglo American para o turismo da região é a construção de uma rampa de voo livre. A sinalização da Estrada Ecológica e e rampa de voo livre fazem parte de uma condicionante vinculada à anuência da Prefeitura Municipal ao empreendimento.