Fábrica da Caterpillar no Paraná atinge marco de 20 mil máquinas produzidas

Unidade em Campo Largo foi inaugurada em 2011

Por Conexão Mineral 20/12/2017 - 17:23 hs
Foto: Caterpillar
Fábrica da Caterpillar no Paraná atinge marco de 20 mil máquinas produzidas
Evento comemorou as 20 mil unidades produzidas na fábrica de Campo Largo (PR)

As linhas de montagem da unidade fabril da Caterpillar Brasil, no município de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, acabam de produzir a máquina número 20.000. É uma Retroescavadeira 420F2, equipamento muito usado na agricultura e construção, adquirida pela Mineração Caraiba, da Bahia. Representantes das secretarias estaduais de Planejamento e Coordenação Geral e também da Agricultura e Abastecimento estiveram na unidade nesta semana a convite da empresa.

O diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Adalberto Netto, representou o Governador do Estado na visita. "A produção das primeiras vinte mil máquinas é a demonstração da confiança da Caterpillar no desenvolvimento industrial do Estado do Paraná”, disse Adalberto.

A fábrica de Campo Largo, inaugurada em 2011, permitiu à Caterpillar Brasil reorganizar sua produção no país. A empresa tem outra unidade instalada em Piracicaba, no Estado de São Paulo, e atua no Brasil há 63 anos. No Paraná, a unidade adota um sistema moderno e enxuto de produção para a fabricação de retroescavadeiras e carregadeiras de rodas. A empresa conta hoje com 460 funcionários.

O presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto, comenta que a empresa está confiante de que a produção local pode crescer muito. “O Brasil tem uma necessidade enorme por projetos de infraestrutura que hoje estão represados, o que demandará muitos equipamentos de construção, mineração e agricultura”, explica Renosto.

“A indústria brasileira vendia 30 mil máquinas por ano até 2012 e a projeção do mercado era de que saltaria para 60 mil neste ano. Esse volume, porém, nunca se concretizou. Aliás, a indústria retrocedeu. A estimativa é encerrar este ano com 7.500 máquinas. Portanto, esses últimos anos foram realmente desafiadores para nossa indústria. A boa notícia é que o mercado local parou de piorar. Acreditamos que 2018 seja um ano de estabilização e o crescimento mesmo ocorra a partir de 2019”, projeta Renosto.

Seis anos no Paraná, 63 no Brasil

Presente no Brasil há 63 anos, a Caterpillar tem fábricas em três Estados. Em Minas Gerais, fabrica locomotivas diesel-elétricas da marca EMD, de sua subsidiária Progress Rail. Em São Paulo, tem na cidade de Piracicaba sua maior unidade fabril no país, onde produz 53 diferentes modelos de máquinas. No Paraná, produz desde 2003 os motores diesel na unidade Perkins Curitiba, empresa que integra o grupo e fornece para inúmeras indústrias. Já a segunda fábrica de máquinas Cat®, por sua vez, chegou ao Paraná em 2011, no auge da demanda por infraestrutura no país. Foi inaugurada em 18 de outubro daquele ano.

As operações fabris foram iniciadas após dez meses de obras de remodelação e expansão da planta adquirida de uma antiga montadora de motores. Com a reforma completa, a instalação passou dos 40 mil m2 existentes na época para os atuais 50 mil m2, recebendo as linhas de montagem, áreas de logísticas, pintura, inspeção e revisão e áreas de embarque. Até o momento, a empresa já investiu mais de R$ 200 milhões nesta unidade.

O primeiro produto local foi a Retroescavadeira 416E, na época transferida da unidade da empresa em Piracicaba-SP. Hoje, a fábrica de Campo Largo produz cinco modelos, entre retroescavadeiras (416F2 e 420F2) e carregadeiras de rodas (924K, 930K e 938K) e lançou neste ano a Carregadeira 938K SugarCane Handler, desenhada exclusivamente para operar com bagaço de cana em usinas de açúcar. Novos produtos estão previstos para 2018. Atualmente, uma parte da produção é exportada para a América Latina e outros destinos.

“Estamos orgulhosos em produzir no Paraná e, com nossos produtos, ajudar os clientes nos vários segmentos da economia a gerar o desenvolvimento de que o Brasil e o mundo precisam”, conclui o presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto.