Freudenberg lança palmilha têxtil antiperfurante para a indústria de calçados de segurança

Produto atende às normas IS0 20344/45/46/47 e prioriza maior flexibilidade e conforto ao usuário

Por Conexão Mineral 11/12/2017 - 14:57 hs
Foto: Freudenberg
Freudenberg lança palmilha têxtil antiperfurante para a indústria de calçados de segurança
Quase 8% dos acidentes de trabalho registrados no INSS são nos pés

Para atender a uma demanda especial dos fabricantes de calçados de segurança, a Freudenberg Performance Materials desenvolveu uma palmilha antiperfurante com diversas características, em especial a substituição do aço por material têxtil, proporcionando uma maior flexibilidade e conforto.

Segundo dados do “Anuário da Previdência Social” mais recente, cerca de 7,79% dos 612,6 mil acidentes de trabalho registrados pelo INSS são nos pés (quase 48 mil). Por esse motivo, equipamentos de segurança de qualidade para essa região do corpo são bastante demandados. 

Segundo Danilo da Costa Paula, gerente da Divisão Shoe Components, a palmilha SSI 1700 da Freudenberg Performance Materials se diferencia das soluções antigas pois proporciona conforto ao caminhar, diminuindo a fadiga do trabalhador ao final do dia sem diminuir a segurança no seu ambiente de trabalho. “Dessa maneira, o profissional poder contar com um produto flexível e com alta resistência ao perfuro de objetos pontiagudos, especialmente pregos, difíceis de serem detectados em ambientes especialmente da construção civil”. 

O produto já está disponível no Brasil e em países como Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Guatemala e Equador em 2018. Pode ser aplicado no sistema montado ou de strobel (ensacamento), em solados colados ou injetados. Devido à maciez e flexibilidade, permite que seja costurado no cabedal, gerando agilidade no processo produtivo. 

A solução, segundo o fabricante, ainda possui ótima absorção e dessorção de água, resistência à abrasão e flexão, alta resistência à penetração em diferentes condições como: alta e baixa temperatura, sob efeito álcali, ácido e óleo combustível, e pode ser fornecida em rolos e/ou placas.