Parceria Votorantim pela Educação (PVE) no Tocantins envolveu mais de 5 mil pessoas

Realização do PVE no município de Xambioá engajou profissionais da educação pública, pais, alunos e comunidade

Por Conexão Mineral 30/11/2017 - 10:15 hs
Foto: Votorantim
Parceria Votorantim pela Educação (PVE) no Tocantins envolveu mais de 5 mil pessoas
Plantio de mudas com ajuda dos alunos

Em seu primeiro ano de realização em Xambioá (TO), o Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) encerra 2017 com o envolvimento de mais de cinco mil pessoas, entre profissionais da educação, alunos, pais e comunidade. O encerramento do Programa, realizado no dia 28 de novembro, na Praça Alameda, no centro do município, contou com a premiação dos projetos vencedores do concurso Desafio Criativos da Escola, além de atividades comemorativas, como o plantio de 70 mudas de pau preto na avenida Araguaia, também na região central.

Uma iniciativa realizada pelo Instituto Votorantim desde 2009, o PVE tem o apoio das empresas do Grupo Votorantim, em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac). Em Xambioá, o programa tem o apoio da Votorantim Cimentos. Em 2017, as atividades foram realizadas no município com o tema “Espaços Escolares como Ambiente de Aprendizagem”.

Segundo Fernanda Recife, analista de Responsabilidade Social da Regional Centro-Norte da Votorantim Cimentos, o tema selecionado para trabalhar o PVE em Xambioá reflete a necessidade de tornar as escolas mais atrativas. O município dispunha de pouca infraestrutura para atividades que complementam a educação, como espaços para leituras e brincadeiras.

“O PVE é um case de sucesso em Xambioá. Nas 10 escolas que desenvolvemos as ações, todas foram melhoradas com a participação da comunidade, inclusive as escolas localizadas na zona rural. A população protagonizar mudanças gera um impacto na qualidade da educação, já que os alunos passaram a ter mais interesse pelos ambientes escolares. Isso mostra que o PVE transforma a educação, contribuindo de forma concreta para o desenvolvimento nas comunidades em que é realizado”, afirmou Fernanda Recife.

Capacitação de profissionais e mobilização social - A realização do PVE consiste na realização de quatro ciclos de atividades, nas quais são oferecidas consultorias especializadas para profissionais da educação e ações de capacitação. O desenvolvimento dos trabalhos foi feito por meio da frente de Apoio à Gestão, que aprimora conhecimentos e competências de gestores educacionais (técnicos da Secretaria de Educação) e escolares (diretores e coordenadores das escolas municipais).

A secretária municipal de Educação, Ana Lúcia Fernandes Moura, disse que a receptividade do Programa entre os profissionais que trabalham no sistema educacional, e também por pais e alunos, tornou a educação pública em Xambioá mais inclusiva. “Ao trabalhar todos em prol de um objetivo comum, novos talentos foram descobertos, viabilizando projetos para deixar os ambientes mais bonitos e acolhedores. Em 2018, queremos ampliar as transformações dos espaços e mobilizar mais pessoas. A união entre escola e comunidade é o que possibilita, efetivamente, o desenvolvimento da educação”, destacou.

Outra frente do PVE é a de Mobilização Social, que envolve alunos, familiares e a comunidade em geral. Nessa frente, foram desenvolvidas as atividades voltadas ao Desafio Criativos da Escola. O concurso incentivou crianças e jovens a desenvolverem projetos para transformar a realidade das escolas e do município. Participaram crianças e jovens de 9 a 17 anos, matriculados na rede pública e particular de ensino.

Renê Resplandes de Abreu, funcionário público, é pai de Marília Resplandes, de 3 anos, matriculada no Jardim III da Creche Municipal Rodolfo Malinski. Ele comemora as mudanças feitas na unidade, como a criação de espaço para leitura, confecção de brinquedos com materiais reciclados pela própria comunidade, entre outras iniciativas.

“A vinda do programa para Xambioá quebrou paradigmas porque estimulou todos a usarem a criatividade em prol da evolução da educação. E essa mudança realmente aconteceu, pois com as ações que promovemos despertarmos nas crianças o gosto pela leitura e pela contação de histórias. Para nós, pais, e para os profissionais da educação, isso é muito gratificante e tem que continuar”, ressaltou Renê.