Simpósio gratuito sobre terras-raras

Por Conexão Mineral 01/11/2017 - 10:35 hs
Foto: SOS Rare

O Instituto de Geociências (IGC) e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP realizarão o simpósio SOS RARE: Brazilian Symposium on Rare-Earth Elements de 6 a 9 de novembro de 2017. Haverá discussão sobre espectroscopia Raman, materiais luminescentes, aplicações tecnológicas elevadas, mobilidade e concentração de elementos terrestres raros leves e pesados.

Entre os dias 7 e 9 de novembro, estão programadas visitas a locais de mineração em Araxá (MG) e Cajati (SP), as quais fornecerão uma visão dos sistemas naturais, processamento e impacto ambiental das atividades de extração.

Participarão do simpósio os professores Adrian A. Finch (University of St Andrews, Reino Unido), Frances Wall (University of Exeter, Reino Unido), Daniel Atencio (Instituto de Geociências da USP), Hermi Felinto de Brito (IFSC-USP) e Henrique Kahn (Escola Politécnica da USP), entre outros.

As inscrições são gratuitas. Os endereços do IGC-USP e IFSC-USP são, respectivamente, rua do Lago, 562, Cidade Universitária, São Paulo, e av. Trab. São-Carlense, 400, Parque Arnold Schimidt, São Carlos, SP.

Mais informações: www.ifsc.usp.br/~emulabram/symposium.html