Convênio com empresas paraenses e norueguesas na área ambiental será renovado por mais cinco anos

Projetos são ligados a biodiversidade e soluções de reflorestamento em áreas mineradas

Por Conexão Mineral 30/10/2017 - 17:54 hs

No dia 31 de outubro será assinada em Belém (PA) a renovação do acordo de colaboração que prolonga o investimento no Biodiversity Research Consortium Brazil-Norway (BRC)  por mais cinco anos. A parceria envolve a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Rural da Amazônia (UFRA), o Museu Paraense Emilio Goeldi, a Universidade de Oslo (UiO) e empresa Norsk Hydro. 

A iniciativa foi proposta e mediada pela Hydro e existe desde 2013. Na primeira etapa, os estudos apoiados pelo convênio registraram duas espécies novas de insetos na Amazônia: uma vespa e um percevejo. Além de ter possibilitado a descoberta de três novas espécies de fungos, oito novas ocorrências de espécies de fungos no Brasil e três novas ocorrências de espécies de fungos para a Amazônia.

A parceria também gerou 13 projetos de pesquisas  relacionadas a diversos temas: gases de efeito estufa, fungos, crustáceos, peixes, aves, mamíferos, flora, botânica solos, insetos, entre outros. No total, participam do convênio cerca de 100 profissionais, que vêm produzindo trabalhos científicos, com cinco dissertações de mestrado concluídas e outras 22 pesquisas, que serão publicadas ainda este ano.

“A Hydro é consciente de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e de longo prazo. Por isso, acreditamos a importância deste convênio que promove a colaboração, buscando soluções que recuperem as áreas degradadas e devolvendo à natureza um ambiente igual ou melhor do que encontrado antes de uma operação de mineração”, acredita Silvio Porto, vice-presidente executivo, Bauxita & Alumina da Hydro.