Evento discutiu o planejamento da mineração no Estado de São Paulo

Por Conexão Mineral 25/10/2017 - 08:56 hs
Foto: Secretaria de Energia e Mineração

A Frente Parlamentar da Mineração e o Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Comin/Fiesp) se reuniram ontem (24/10) na Assembleia Legislativa (Alesp) para discutir o planejamento da mineração no Estado de São Paulo. Fernando Valverde, presidente da Anepac, fez uma apresentação sobre o tema. “O poder público precisa olhar com atenção para o setor. O trabalho da Frente parlamentar da Mineração é muito importante neste sentido, pois mantém esse canal de diálogo aberto”, afirmou diretor titular do Comin, Eduardo Rodrigues Machado Luz.

A opinião foi compartilhada pelo diretor titular do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da Fiesp, Carlos Auricchio. “A mineração paulista está no mesmo nível da europeia. Em maquinário, processos, tudo. Precisamos somente evoluir na questão do planejamento de médio e longo prazo”, ressaltou.

O deputado Itamar Borges, que preside a  Frente Parlamentar da Indústria da Construção (FPIC) na Alesp, lembrou que em 2014 o setor enfrentava a escassez de materiais e não conseguia suprir a demanda do mercado. “Vivemos um momento de retomada econômica e não podemos nos descuidar e deixar que o setor volte a enfrentar os mesmos problemas. Por isso o Plano Estadual de Mineração é tão importante, tivemos a experiência no Vale do Paraíba, que precisa ser estendida para todo o Estado, protegendo as reservas minerais e organizando o desenvolvimento urbano”, complementou o parlamentar, vice-presidente da Frente Parlamentar da Mineração.

“Nosso Estado é o maior consumidor de bens minerais do Brasil e o quarto maior produtor. A mineração é um vetor crucial para o desenvolvimento e geração de emprego para a população, sobretudo nesse momento de crise. Não podemos esperar 10 anos para aprovar uma extração de agregado, por isso a importância da Fpam que une setor privado, governo estadual, associações e o DNPM para discutir a evolução desse setor”, destacou o subsecretário de Mineração da Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo, José Jaime Sznelwar. 

O evento foi conduzido pelo coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, deputado Roberto Morais, e o diretor do Comin, Eduardo Rodrigues Machado Luz.