Basf lança aglomerante para pelotas que substitui a bentonita

Produto será lançado na ABM Week, em São Paulo

Por Conexão Mineral 02/10/2017 - 10:56 hs
Foto: Samarco

A Basf vai lançar durante a ABM Week, promovida pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), sua nova tecnologia de aglomerantes orgânicos desenvolvido para a indústria de minério de ferro como alternativa ao uso da bentonita. Os detalhes serão apresentados por Alexej Michailovski, do desenvolvimento de negócios de Soluções para Mineração da BASF, que atua em Ludwigshafen, Alemanha.

“Parte do minério de ferro produzido pelo Brasil é exportado na forma de partículas de concentrado agregadas, conhecidas como pelotas. Na indústria de mineração prevalece a utilização da bentonita, um produto de origem mineral que contém, entre outros elementos, silício e alumínio, como aglomerante para a formação das pelotas”, explica Jorge Davo, gerente de Soluções para Mineração da Basf. “A tecnologia desenvolvida pela BASF, Alcotac® CS, permite a substituição de grande parte da bentonita por um material que não agrega contaminação às pelotas, mantém suas qualidades em termos de aspecto e resistência e ainda fornece benefícios metalúrgicos como melhor redutibilidade das pelotas”, explica. Vale ressaltar que a quantidade do Alcotac® CS requerida para formação das pelotas é de 10 a 20 vezes menor do que a da bentonita.

A apresentação “Basf novel iron ore binder technology: study of bentonite modification” [Nova tecnologia BASF de aglomerantes para minério de ferro: estudo da substituição da bentonita], será realizada em um painel no dia 3 de outubro, às 15h20 na sala 2.

A ABM WEEK é um encontro técnico-científico que reúne os principais elos da cadeia produtiva nas áreas de metalurgia, materiais e mineração. Será realizado de 2 a 6 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.