Liebherr divulgou o caminhão de 100 toneladas na Exposibram

Por Conexão Mineral 25/09/2017 - 06:50 hs
Foto: Liebherr
Liebherr divulgou o caminhão de 100 toneladas na Exposibram
T 236 opera com as escavadeiras R 9100, R 9150, R 9200 e R 9250

A Liebherr participou da Exposibram 2017 divulgando seu caminhão T 236, da classe de 100 toneladas, apresentado pela primeira vez na MINExpo 2016 e que utiliza sistema de acionamento elétrico integrado verticalmente Litronic Plus Generation 2 AC. O caminhão é equipado com dispositivos de bloqueio e travamento nos circuitos elétricos da bateria de dois polos e do motor de partida, bem como, no circuito hidráulico de elevação de basculamento. Adicionalmente, conta com um inovador sistema de proteção, onde cada um dos plugues dos módulos de potência são eletricamente intertravados com dispositivos de aterramento.

O sistema elétrico trabalha em um nível de tensão de 690 VCA e 900 VCC, o que permite uma manutenção adequada, que pode ser realizada até por profissionais menos experientes. Graças ao seu layout que elimina os riscos – uma inovação na indústria, segundo o fabricante, o sistema Litronic Plus Isolation proporciona a segurança da equipe de manutenção.

A disposição alinhada dos principais componentes de potência reduz o comprimento de cabos elétricos, enquanto que plugues elétricos  blindados com grau de proteção IP-68 e livres de manutenção proporcionam uma operação segura sob qualquer condição climática.

Uma combinação de longos intervalos entre as manutenções preventivas e um tempo mínimo para a execução dessas, graças à pontos de manutenção dispostos ao nível do solo, permitem ao T 236 maior disponibilidade operacional, de acordo com a Liebherr.

O sistema de acionamento elétrico Liebherr Litronic Plus Generation 2 introduz a tecnologia Active Front End. Fazendo uso eficiente da energia elétrica durante momentos em que pouca energia é requerida, o sistema é capaz de entregar velocidade controlada para o motor, quase sem consumir combustível.

Com alto torque e tração contínua no solo, o T 236 é menos sensível a declives e variações de cargas, oferecendo aos clientes de mineração maior produtividade. O T 236 é o primeiro caminhão diesel elétrico da classe que incorpora o sistema de frenagem imerso em óleo, para quatro graus de desaceleração.

Desenhado para uma carga de trabalho de até 100 toneladas, o modelo opera em conjunto com as escavadeiras Liebherr R 9100, R 9150, R 9200 e R 9250.