Concrete Canvas permite a construção com concreto sem a necessidade de máquinas ou equipamentos de mistura

Por Conexão Mineral 19/09/2017 - 23:02 hs
Foto: Concrete Canvas
Concrete Canvas permite a construção com concreto sem a necessidade de máquinas ou equipamentos de mistura
Concrete Canvas (CC) é um tecido flexível, impregnado de concreto que endurece quando hidratado

A Concrete Canvas (CC) demonstra na Exposibram 2017 como é possível tornar as operações em mineradoras mais sustentáveis com suas soluções que incluem tecnologias aplicadas na contenção e estabilização de encostas, alteamento de barragens, impermeabilização e drenagem, além das bacias de desidratação de sedimentos e rejeitos disponibilizando suas soluções completas, e com otimização em cada parte do ciclo na mina.

Concrete Canvas (CC) é um tecido flexível, impregnado de concreto que endurece quando hidratado para formar uma camada de concreto fina, durável, impermeável e resistente ao fogo. A CC permite a construção com concreto sem a necessidade de máquinas ou equipamentos de mistura. Basta posicionar a Manta Geossintética de Cimento Composto (GCCM) Concrete Canvas e adicionar água. A CC é constituída por uma matriz de fibra tridimensional que contêm uma mistura de  cimento seca especialmente formulada.  Uma membrana de PVC  na parte inferior assegura que o material seja à prova de água. O material pode ser hidratado,  tanto por pulverização ou por imersão na água.

Segundo a empresa, em comparação com as soluções de concreto tradicionais, a CC é mais rápida, fácil e mais econômica para instalar e tem o benefício adicional de reduzir o impacto ambiental das obras de concreto em até 95%.

CC Hydro™ (CCH)  é um produto novo da Concrete Canvas® para contenção e impermeabilização. Combina a tecnologia de tecidos impregnados de concreto da empresa com uma membrana de alta impermeabilidade e quimicamente resistente na sua parte inferior. A geomembrana proporciona um revestimento de alto desempenho, com uma junta testável para aplicações de impermeabilização. O revestimento incorpora uma tira de alta visibilidade permitindo soldar as juntas termicamente com canal de ar duplo para testes no local. A manta de concreto flexível  endurece na hidratação, para fornecer proteção a geomembrana diante punção, abrasão, intempéries e degradação ultravioleta. Esta superfície dura de concreto reforçado efetivamente remove a necessidade de concreto tradicional, terra ou material agregado na parte superior  normalmente exigida com sistemas de revestimento convencionais.

A Concrete Canvas® é uma empresa fundada em 2005 no Reino Unido e esta presente em 60 países os quais utilizam suas soluções. Com a vasta experiência global em outros países, a Concrete Canvas aproveita o conhecimento mundial em soluções para geotecnia na área de mineração para serem utilizadas no Brasil.